JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 16 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Gisele Barcelos CHECKLIST MUNDO 18/02/2019

Falta menos de um mês para o Carnaval e muita gente já está com passagens compradas para cair na folia durante o feriado em março. Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo e até as cidades históricas de Diamantina e Ouro Preto são destinos clássicos para quem deseja aproveitar a festa, mas nem todo mundo está interessado em confete e serpentina.

Eu, por exemplo, estou entre as pessoas ansiosas pelo feriado para viajar, só que para bem longe da superlotação, dos trios elétricos e da bagunça carnavalesca. Se você também faz parte desse bloco e estava quebrando a cabeça para descobrir um lugar onde passar os dias de folga com tranquilidade, confere a lista que preparei para ajudar os integrantes da ala do sossego. E tem opções para todos os gostos: 

1 - Para os amantes de praias:

São Miguel do Gostoso

  • São Miguel dos Milagres

Com o título de “Caribe Brasileiro”, São Miguel dos Milagres se tornou refúgio de quem quer fugir do agito do carnaval. O paraíso de Alagoas pertence a Costa dos Corais e está na lista de desejos de milhares de brasileiros. No lugar das marchinhas, o local oferece passeios de jangada e mergulhos com peixes. 

  • Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, em Pernambuco, é outro local ótimo para quem não quer nem passar perto de carnaval. O arquipélago é cheio de praias paradisíacas, como a Baía do Sancho, que já foi considerada a praia mais bela do mundo. Como a ilha é uma área de preservação ambiental, há um controle de entrada que limita o número de visitantes na ilha, o que é ótimo para quem detesta lugares cheios.

Para entrar na ilha são cobradas duas taxas, a Taxa de Preservação Ambiental, que varia de acordo com o número de dias que você ficará no destino. E a taxa do Parque Nacional Marinho, que garante a entrada nas praias mais bonitas da ilha. Estas taxas e também o fato do local ser bem isolado (dificultando o abastecimento), fazem que os preços na ilha sejam um pouco mais caros que em outros destinos, mas se, esse não for um problema para você, Noronhe-se! 

  • Ilha do Mel

A Ilha do Mel, no litoral do Paraná, é um destino de ecoturismo, onde as atrações, são as praias, as trilhas e algumas construções históricas. Como a quantidade de gente na ilha é reduzida e controlada, as praias estão quase sempre vazias, especialmente as mais afastadas. Dá aquele sentimento de praia paradisíaca, toda pra você. Uma recompensa enorme no fim de uma caminhada. 

  • São Miguel do Gostoso

Outro destino perfeito para quem deseja fugir do agito do carnaval é São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Há cerca de duas horas de Natal, a cidade, chamada apenas de “Gostoso” por seus moradores, é bastante rústica, com praias desertas e uma noite tranquila. É uma das melhores praias brasileiras para a prática de windsurfing. 

  • Vitória

A capital capixaba combina a beleza visual das praias, com a estrutura que uma capital tem a oferecer em termos de hotéis, gastronomia e cultura. O melhor é que a programação de Carnaval acontece uma semana antes do feriado nacional. Com isso, durante a folia no Rio de Janeiro e Nordeste, a cidade já oferece tranquilidade para os visitantes.

Entre as praias, não deixe de conhecer a Ilha do Boi e a Curva da Jurema. Outra dica legal são os pontos históricos como o convento da Penha e os parques da cidade. 

2 - Para quem curte relaxar no clima das montanhas:

Chapada Diamantina

  • Canela e Gramado (RS)

Passado o pico do Natal de Luz em dezembro, as cidades da Serra Gaúcha se tornam uma opção para curtir o carnaval em clima de montanha. Durante o dia, a natureza preservada da região convida os turistas a aproveitarem as atividades ao ar livre. A grande atração natural deste período são as hortênsias, que florescem em novembro e ainda podem ser admiradas até meados e março. Quando a noite cai, queijos, vinhos e lareiras dão o toque especial ao feriado de quem visita a região. 

  • Campos do Jordão e Monte Verde

As duas cidades no interior de São Paulo sempre aparece entre as mais buscadas dos brasileiros para o inverno, mas você sabia que em outras épocas, como o carnaval, por exemplo, os destinos estarão lotados e mais baratos? E ainda você poderá aproveitar a natureza e o charme da cultura e gastronomia local.

  • Penedo

Penedo, no Rio de Janeiro é a única colônia finlandesa do Brasil e fica situada ao pé de serra cercado por Mata Atlântica, pólo gastronômico e um dos mais diferentes destinos turísticos do eixo Sudeste. Além disso, a cidade mantém laços com a cultura da Finlândia e uma arquitetura marcante devido à presença dos imigrantes. 

  • Poços de Caldas

Com pontos turísticos tradicionais, Poços de Caldas oferece um turismo barato e tem. opções que agradam desde os jovens, com esportes radicais em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, até os mais idosos, com as praças, concertos ao ar livre e, é claro, a culinária e gastronomia mineira. Veja o que fazer em Poços de Caldas  

3 – Para os amantes de ecoturismo e esporte radicais, também tem opções 


Jalapão - Tocantins

  • Jalapão

Uma das melhores opções para quem deseja fugir de qualquer folia de carnaval é o Parque Estadual do Jalapão, no estado de Tocantins. O destino ainda não é exageradamente popular entre os turistas e tem baixíssima densidade habitacional, o que garante muita paz, silêncio e tranquilidade para os visitantes.

Além disso, o lugar abriga uma das faunas e floras mais diversas do país, com dunas, rios, cachoeiras e lagos de águas cristalinas, perfeitos para mergulhar e renovar as energias. Pode não haver estradas asfaltadas, sinal de celular ou luxo nas pousadas, mas a natureza encarrega-se de “compensar” qualquer limitação. 

  • Chapadas do Brasil Central

Se o Sul e o Sudeste têm suas serras, o Brasil Central tem as Chapadas que evocam um contato mais direto com a natureza. As mais próximas das capitais são a Chapada Diamantina, na Bahia; a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Escolha a sua e desbrave as mais belas paisagens do cenário natural brasileiro, com seus cânions, cachoeiras, rios, piscinas naturais e enormes paredões rochosos. 

  • Bonito 

Famosa pela beleza exótica de seus rios e cachoeiras de águas azuis, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um paraíso para os apaixonados por ecoturismo. O destino reúne atividades como trilhas, mergulhos, flutuação em piscinas naturais, visitação de grutas e contemplação da natureza local. Ou seja, nada de batuque durante o feriado do Carnaval.

  • Domingos Martins (Espírito Santo)

A pouco mais de 40km da capital Vitória, Domingos Martins é destaque entre as cidades da serra capixaba. A paisagem natural de babar, misturada com um clima que lembra a Europa, é um convite para dias tranquilos e agradáveis. Dá para relaxar em uma das lindas piscinas naturais da Cascata do Galo; ativar a adrenalina com rapel, rafting ou bóia-cross no Parque Estadual da Pedra Azul; ou até passear de trem até as vizinhas Viana, Marechal Floriano e Araguaia, em meio a Serra do Mar. 

4 - E quem quer mais um carimbo no passaporte pode correr para: 

Santiago - Chile

  • Santiago, Chile

Para quem quiser sair do país para fugir do carnaval, uma boa opção na América Latina é a cidade de Santiago, no Chile. A capital chilena não é tão sossegada como os demais destinos, mas você não verá nem sombra de Carnaval. A cidade oferece diversos atrativos e opções de diversão no seu entorno como a Vinã del Mar e Valparaíso. 

  •  Mendonça, Argentina 

Com 130 vinícolas abertas à visitação o ano inteiro, Mendoza é uma experiência única para quem deseja conhecer mais do universo do vinho e oferece degustações das melhores cepas produzidas na América Latina. Quem visita Mendoza também não pode deixar de conhecer a beleza arquitetônica do centro histórico e o Parque General San Martín, endereço do famoso monumento Cerro de la Gloria – muito visitado por conta da incrível vista da cidade e dos Andes ao fundo!

A cidade uma excelente alternativa nas terras argentinas, já que a segunda e terça-feira são feriados no período do Carnaval em Buenos Aires e pode atrapalhar quem está na capital a passeio.

  • Punta del Diablo, Uruguai

O que seria apenas uma pacata vila de pescadores, no nordeste do Uruguai, virou um dos locais preferidos dos brasileiros que querem fugir da muvuca do Carnaval. O motivo do sucesso de Punta del Diablo? Um clima descontraído e belas paisagens, com direito a muitas praias! Nada como ficar até tarde na areia para admirar o lindo pôr do sol entre os barquinhos de pesca, como na Playa del Rivero e Playa de los Pescadores. Claro que a infraestrutura turística por lá nem se compara a outra “punta” uruguaia mais famosa (Punta del Este), mas há simpáticas opções de pousadas e restaurantes para garantir o conforto e a diversão.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia