CHECKLIST MUNDO

Viagens pet friendly: seu melhor amigo como companheiro de aventuras

Gisele Barcelos
Publicado em 14/04/2019 às 21:41Atualizado em 17/12/2022 às 19:57
Compartilhar

Os animais de estimação são parte importante da nossa vida e até considerados pela maioria como integrantes da família, mas nem sempre são incluídos na conversa quando o assunto é férias.

Ao programar uma viagem, muitas vezes o primeiro pensamento é encontrar um bom hotelzinho para cuidar do pet durante os dias que estaremos fora. No entanto, já imaginou levar o seu melhor amigo para participar das aventuras?

A experiência, com certeza, pode ser muito divertida tanto para humanos quanto para os companheiros de quatro patas. Porém, para aproveitar bem a viagem, é necessário se planejar e levar em conta alguns cuidados especiais.

Não basta apenas escolher um hotel pet friendly para acomodar todos os hóspedes. O destino, o roteiro e a programação do passeio devem ser adaptados para a participação dos pets. Sim, dá um pouco mais de trabalho, mas vai compensar quando receber aquelas lambidinhas de alegria.

Se está animado para levar o animal de estimação junto na próxima aventura, confira seis pontos essenciais para organizar o rolê e evitar estresse (para você e seu bichinho!) durante a viagem!

Etiqueta

Se for o seu bichinho não for um pet amigável e comportado, considere frequentar algumas aulas de obediência básica antes de iniciar uma viagem juntos. O seu bichinho encontrará pessoas e outros animais no destino. Comportamentos como latidos em excesso, pular nas pessoas, mordidas ou roubar comida, por exemplo, podem incomodar. Por isso, é preciso que ele saiba manter a postura nos locais públicos.

Tempo

Se for a primeira viagem, prefira um roteiro curto para o fim-de-semana. O animal pode estranhar o ambiente e ficar agitado ao ficar muito tempo longe de casa na primeira experiência. O ideal também é escolher destinos mais próximos para minimizar o estresse do deslocamento.

Rotina

É importante também considerar que todas as atividades realizadas para manter o bem-estar do pet devem ser feitas durante a viagem também. Então, o dono deve estar disposto a sair para passear com o cachorro ou a limpar a caixa de areia do gato todos os dias para evitar problemas com a gerência do hotel e ajudar a manter seu pet calmo e feliz durante a estadia.

Levar brinquedos de casa é uma boa opção para que ele sinta cheiros que conhece e se sinta mais confortável em um local diferente. Se o bichinho dorme em algum cesto ou colchão, leve-o também para que descanse no lugar de costume.

Destino

Leve em consideração o perfil do seu bichinho. Se for um animal aventureiro, que curte a natureza e alguns mergulhos, nada como um destino com atividades de ecoturismo e esportes de aventura. Mas, se for mais relaxado, daqueles que não gostam de muita agitação, quem sabe uns dias em uma pousada tranquila só para curtir de pernas e patas para o ar? Além disso, um animal sedentário ou idoso não deve ser submetido a roteiros com longas caminhadas, por exemplo.

Atividades

A programação da viagem deve ser adaptada para a participação do seu pet. Não o tire de casa para deixá-lo sozinho e preso num lugar que nem conhece por longos períodos do dia. Uma alternativa interessante é buscar por hotéis que possuam espaços próprios com programas para os animais. Já existem vários estabelecimentos no Brasil e no mundo que oferecem esse serviço.

Transporte

O dono deve lembrar sempre de se informar sobre tudo a respeito das leis sobre transporte de animais. As regras são diferentes para viagens de ônibus, de carro, de avião e de navio. Além disso, pesquise sobre os costumes do local onde vai. Alguns países têm culturas diferentes da brasileira quando se trata de passeios com cães ou lugares onde eles podem ou não ficar. É melhor prevenir do que ter que resolver problemas às pressas.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por