POLÍTICA

Entidades se manifestam em relação à nomeação do novo reitor da UFTM

Documento lamenta que a escolha do reitor não seguiu a tradição de nomeação do primeiro colocado da lista tríplice

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 18/06/2019 às 23:05Atualizado em 17/12/2022 às 21:45
Compartilhar

Diretório Central dos Estudantes – “Walkíria Afonso Costa” (DCE-WAC) emitiu nota e classificou a nomeação de Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo para reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como indigesta e revoltante. O documento lamenta ainda que a escolha do reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) não seguiu a tradição de nomeação do primeiro colocado da lista tríplice.

O DCE-WAC afirmou que o processo de escolha do primeiro nome da lista, Fábio Fonseca, foi democrático, escolhido pela comunidade acadêmica e com amplo apoio dos estudantes da UFTM. Por fim, o diretório pediu que os discentes se mantenham mobilizados e realizou reunião plenária ontem, às 20h30, no estacionamento do Centro Educacional, para discussão dos próximos passos do Movimento Estudantil.

Em nota oficial distribuída ontem à imprensa, a direção do PT em Uberaba repudiou a nomeação de reitor de Luiz Fernando Santos Anjo para reitor da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). O texto posiciona que o profissional não foi eleito e a medida representa uma “afronta à democracia e desrespeito à comunidade universitária”.

A nota ainda relembra que o vencedor da eleição no ano passado foi Fábio Fonseca, enquanto o reitor nomeado sequer concorreu ao cargo. O texto ainda acusa que a decisão foi baseada em interesses políticos. “A instituição não terá dirigentes oriundos da vontade de seus integrantes, e sim do interesse político externo ao ambiente universitário”, acrescenta.

Ainda no comunicado, a direção do PT local cita que Bolsonaro foi a favor do impeachment de Dilma Rousseff e agora, com a indicação de Luiz Fernando para reitor, faz “mais um golpe do presidente da República [...] contra direitos e conquistas da cidadania brasileira para atender interesses do poder econômico em detrimento dos populares”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por