CIDADE

Apenas 55% do público-alvo se vacinou contra a gripe até agora

A quantidade gera preocupação, sobretudo quanto às crianças, que devem ser imunizadas

Geórgia Santos
Publicado em 23/05/2017 às 11:38Atualizado em 16/12/2022 às 13:09
Compartilhar

Arquivo

Crianças de até cinco anos formam a faixa com menor cobertura da vacinação contra a gripe nas unidades da cidade

 Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (26) e apenas 55% do público-alvo se vacinou. A quantidade gera preocupação, sobretudo quanto às crianças (devem ser imunizadas aqueles de até cinco anos), pois apenas 34% da meta prevista, que é de 90%, está vacinada.

Conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinadas 48.635 pessoas, o equivalente a 55% da meta determinada pelo Ministério da Saúde. O índice de crianças vacinadas é o que mais preocupa: apenas 34,6%. Já quanto aos demais grupos do público-alvo, a situação está mais controlada. Foram vacinados 59% dos idosos, as gestantes foram 42,8%, e, em relação às pessoas com morbidade, não existe um índice, pois não se sabe ao certo a quantidade, mas até o momento foram vacinadas 11.959.

“Este ano, ao contrário do ano passado, a população não aderiu à campanha. Ainda temos muitas pessoas para serem vacinadas e restam poucos dias. Apesar de as doses ficarem disponíveis mesmo depois da campanha, a vacinação neste período é importante para termos o levantamento sobre o número de pessoas que estão imunes e, assim, podermos planejar novas estratégias”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri Tironi.

O diretor relata que, por não terem sido ainda registrados casos mais graves e óbitos por Influenza, provavelmente a população não se atentou para a importância da vacinação. “Estamos entrando no período sazonal da Influenza. As temperaturas começam a cair, por isso é importante que as pessoas se conscientizem que este é o momento de se prevenir”, afirma.

Todas as unidades de saúde estão abastecidas, não há falta de vacinas. Nelson lembra que houve algumas situações envolvendo o abastecimento das unidades no início da campanha, mas ele garante que agora não há mais falta, inclusive essa semana chegam mais doses dentro do previsto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por