ARTICULISTAS

Enfim, os Jogos Olímpicos!

Depois de quatro anos da escolha do Brasil para sediar a Olimpíada, chegou a hora...

Mário Salvador
Publicado em 02/08/2016 às 20:28Atualizado em 16/12/2022 às 17:54
Compartilhar

Depois de quatro anos da escolha do Brasil para sediar a Olimpíada, chegou a hora das disputas. Delegações são recebidas com a alegria do espírito olímpico. Começam no próximo dia 5 os Jogos Olímpicos da paz, harmonia e congraçamento entre nações. Gostaríamos que o país pudesse merecer medalha pela organização do evento e que a Olimpíada fosse lembrada por obras boas e úteis para o Rio de Janeiro. Mas problemas têm surgido.

Quando da chegada das delegações à Vila Olímpica, a da Austrália e da Itália não tiveram como ocupar as instalações. Encontraram vazamentos, problemas na eletricidade e sujeira. A delegação da Itália optou por resolver ela mesma os transtornos. A da Austrália preferiu aguardar num hotel as providências para voltar aos alojamentos. Eduardo Paes, prefeito do Rio, brincou que colocaria um canguru nas instalações para os australianos se sentirem em casa. Mike Tancred, do Comitê Olímpico Australiano, objetou: “Não precisamos de cangurus; precisamos de encanadores.”

Não era hora de caçoar, mas de exibir o dever de casa pronto. De imediato, foram recrutados 600 trabalhadores. Em quatro dias, ficou tudo pronto. Porém fiscais do Ministério do Trabalho, encontrando 630 trabalhadores irregulares na Vila Olímpica, aplicaram multa de R$ 315 mil. O comitê garante que comprovará, com documentos, que a condição dos trabalhadores é legal. Comitê Olímpico e construtoras estão congraçados nos deslizes.

As Forças Armadas foram requisitadas para garantir tranquilidade. Nas suas origens, cessavam-se guerras e hostilidades entre povos participantes dos jogos. Apesar dessa trégua, houve duas interrupções nas Olimpíadas da Era Moderna, com as guerras mundiais. Agora que o Rio “abençoado por Deus e bonito por natureza” recebe atletas e turistas, poderia haver, ao menos, pausa semelhante, em relação aos crimes.

Kátia Rúbio, pesquisadora da USP, ressalta outra categoria inquietante de violência. Ela teme as vaias do torcedor brasileiro aos rivais no pódio, já que o país não apresenta uma cultura olímpica. Na verdade, muitos não entendem que ser um atleta olímpico já é um triunfo.

O ideal seria o Brasil ter deixado tudo bem organizado para este evento mundial. Agora o prazo acabou. O mundo todo está ligado nos Jogos Olímpicos, para alegria de atletas, familiares, amigos, torcedores, apreciadores de esportes, empresários, voluntários, patrocinadores e aqueles que conseguiram um lugar para trabalhar. São muitas as modalidades de jogos. Vamos torcer para os brasileiros fazerem bonito e serem contemplados com muitas medalhas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por