ARTICULISTAS

Nossa democracia

Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, que é...

Mário Salvador
Publicado em 05/07/2016 às 19:35Atualizado em 16/12/2022 às 18:14
Compartilhar

Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, que é, portanto, dono absoluto do poder, e é livre para escolher como e por quem será governado.

E se ele votar errado? Os ingleses, em meio a um contentamento sem fim, optaram, nas urnas, por saírem da Zona do Euro e do Mercado Comum Europeu. Finda a euforia, analisaram perplexos a situação. Sua forte moeda se desvalorizou. Bolsas de valores despencaram; a da Inglaterra sofreu a maior queda em trinta anos. Estrangeiros, agredidos por movimentos sociais contrários a eles, temem a deportação. Os ingleses, que agora querem anular o plebiscito, erraram ao votar? Talvez. Nem sempre o povo acerta.

E quanto ao Brasil? Aqui a situação de governabilidade assusta, pois políticos são alvo de acusações, em toda esfera do poder, em diversos partidos. Páginas policiais destacam vereador, prefeito, governador, deputado, senador, nem sempre em boa notícia. “O povo que se dane!”- já dizia um humorista que vivia um político de atitudes nada corretas.

Em operações de combate à corrupção, implicados tentam desqualificar procedimentos, entretanto resultados alvissareiros têm crescido com delações premiadas, que tiram o sossego de muitos. Se quem sangra para si os cofres públicos colocasse sua inteligência a serviço do povo, o país seria um sucesso.

O processo contra a presidente da República, resulte ou não em seu afastamento definitivo, internacionalmente repercute mal. Mesmo que não tenha embolsado valores monetários, Dilma confiou em assessores (que não corresponderam às expectativas), pôs em risco o próprio cargo e jogou o país num poço sem fundo.

Votar certo não é apertar teclas de uma urna; é, sobretudo, expressar valores em que se acredita. O projeto Pátria Educadora, se se concretizasse, engendraria um povo ético, justo, que pensa, critica, sabe votar e governar. Resta-nos um alent mesmo que, em outros tempos, não tenhamos feito as melhores opções nas urnas, podemos ter acertado contas com o passado, conferindo poder aos que, enfim, têm colocado o país nos trilhos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por