CIDADE

Educação alerta sobre tolerância de 15 minutos na entrada das escolas

Secretaria Municipal de Educação alerta pais de alunos sobre horário do início das atividades nas escolas e Centros de Educação Infantil

Geórgia Santos
Publicado em 05/06/2016 às 13:12Atualizado em 16/12/2022 às 18:36
Compartilhar

Secretaria de Educação alerta pais de alunos sobre horário do início das atividades nas escolas e Centros de Educação Infantil. Nos últimos tempos algumas crianças estavam chegando atrasadas, além da tolerância permitida, por isso foi publicada portaria no Porta-Voz sobre horário de funcionamento das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, seguindo as diretrizes curriculares para a educação infantil.

De acordo com a portaria, as escolas continuam com horário de entrada às 7h, conforme determina a carga horária para o cumprimento do calendário escolar, que é de conhecimento dos pais desde o ato da matrícula. A publicação foi apenas uma retificação dos horários, sendo que o período máximo de tolerância é de 15 minutos, com raras e esporádicas exceções.

“Estamos levando aos pais a necessidade sobre o cumprimento da carga horária, uma vez que ele confia na unidade escolar para aprendizagem do filho. Não se trata de um espaço para deixar a criança para que seja vigiada e cuidada, existe uma rotina e, nela, horários; uma criança que chega depois do horário perde alguma atividade. Estamos alinhando isso a um processo de ensinamento desta criança, por isso precisamos que os pais cumpram a carga horária”, explica a diretora de Ensino, Sônia Manzan.

Vale lembrar que a determinação da carga horária vem do Ministério da Educação. Sônia destaca que a tolerância é de 15 minutos, e de 30 minutos para casos de “exceção da exceção”. Contudo, a diretora pede bom senso às escolas, pois existem variáveis, situações inevitáveis que podem levar ao atraso. “Mas o que não podemos aceitar é que os pais façam dessa chegada de exceção a rotina diária. E se houve a necessidade de pedir que o aluno volte para casa por conta do atraso, teremos que conversar com os pais”, destaca.

Sônia afirma ainda que os diretores, pais e até motoristas de vans foram avisados com um mês de antecedência, havendo reunião inclusive junto aos sindicatos correspondentes e com a secretária de Educação, Silvana Elias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por