ALTERNATIVA

Quiproquó graúdo

Cartilha sobre ideologia de gênero põe vereador Samuel Pereira “contra o paredão”

Lídia Prata
Publicado em 04/06/2016 às 10:06Atualizado em 16/12/2022 às 18:36
Compartilhar

Quiproquó graúdo

Vereador Samuel Pereira ficou no “paredão” nessa sexta-feira, em várias mídias, de norte a sul do país. Tudo por causa da cartilha que ele mandou distribuir nas escolas da cidade, trazendo na capa a frase “Ideologia do Gênero - Entenda o risco que você e seus filhos estavam correndo”. O Portal G1, por exemplo, noticiou que “a assistente social e mestra em Serviço Social, Ana Carolina Ros, compartilhou imagens da cartilha em rede social questionando a interferência do conteúdo na liberdade individual dos estudantes em um período de formação do senso crítico". Ela, juntamente com a professora e mestra em educação Larissa Martins, defendem a ideia de o material ser uma “estratégia de campanha eleitoral”. Além disso, destaca a assistente social que “a cartilha representa uma afronta aos Direitos Humanos e à diversidade, tanto sexual quanto de gênero.”

Tem mais

O “Correio Braziliense” também não deixou por menos. Noticiou o fato, dando destaque ao conteúdo e dizendo que a cartilha do Samuel vem causando indignação e recebendo acusações de homofobia e machismo. O assunto foi destaque até na Gazeta de Rondônia, nos mesmos termos. Pelo visto, o vereador evangélico arrumou uma boa encrenca para si!

Troca-troca

Deu na “Folha” dessa sexta-feira: “O governo federal indicou aos sócios da Vale que quer substituir Murilo Ferreira, presidente da companhia, logo após a votação do impeachment. Sócios defendem que Ferreira conclua o mandato (2017) e lamentam que o PMDB tenha poder de mexer em uma empresa do porte da Vale. Antônio Andrade, vice-governador de Minas Gerais, esteve com Temer esta semana tratando do caso”. Se Murilo realmente for trocado por obra e graça do governo Michel Temer, Uberaba perderá e muito com isso. Afinal, Murilo tem sido um dos grandes defensores de Uberaba em todas as esferas de poder, sobretudo advogando a causa do desenvolvimento do nosso município.

Teste de água - A chuvarada de quinta e de ontem em Uberaba mostrou que a avenida Santos Dumont passou no teste das enchentes. Ainda que as obras do Água Viva não tenham terminado, o serviço feito conseguiu brecar as inundações.

No caminho - Alguns pontos de alagamento ainda desafiam solução, mas em nada lembram o histórico de carros sendo levados pelas águas e o desespero dos comerciantes. Melhorou e muito. Mas os próprios técnicos da PMU advertem: se vier uma chuva acima do normal, nem os canais serão capazes de evitar as enchentes, em função da topografia da cidade. Oremos!

Tomou bomba

Se a Santos Dumont passou no teste das águas, a Guilherme Ferreira viveu dias de caos. Isso porque na obra de interceptor de esgoto da rua Conceição das Alagoas, que promete limpar o córrego do Barro Preto, desceu terra para a avenida Guilherme Ferreira, pois o trecho ainda está em obras. A cada forte chuva fazia abrir uma cratera naquele local. O que se espera é que, depois de concluída, a obra tenha o mesmo resultado da avenida Santos Dumont.

Mau cheiro

A propósito, moradores da avenida Leopoldino de Oliveira amanheceram a sexta-feira padecendo com o mau cheio, outra vez. Em frente do edifício Rio das Pedras a fedentina estava “de matar”. Moradores que acionaram o Codau ouviram a explicação que o fato era consequência das ligações clandestinas de esgoto. Mas como? Mas aquela obra gigantesca do Água Viva não viu isso, nem resolveu o problema na época?

Posição oficial

Acionado pela coluna, o Codau garantiu que fará uma investigação técnica para posterior intervenção em frente do edifício Rio das Pedras, possivelmente na próxima semana, assim que a chuva parar. O mau cheiro, no entanto, está relacionado com os esgotos lançados nas avenidas centrais, que desembocam em um único ponto, o córrego das Lajes. Esta situação deverá ser solucionada, em parte (veja bem: em parte!), com a finalização das obras de implantação de interceptores de esgotos no eixo da avenida Santa Beatriz e com a solução para os esgotos clandestinos, que ainda são lançados dentro das galerias pluviais do centro.

Caça-fantasmas!

O Codau criou equipes de caça ao esgoto clandestino para identificar, captar e direcioná-los para os interceptores existentes. A varredura já atingiu parte das avenidas Leopoldino de Oliveira, Fidélis Reis, Nelson Freire e Guilherme Ferreira. Próximas etapas deverão ser nas ruas João Pinheiro e Artur Machado.

Fim da jornada

Chegou ao fim nessa sexta-feira a jornada entre nós do estimado médico Edson Luiz Fernandes. Ele enfrentou o câncer com uma dignidade ímpar, e deixou não só o exemplo da garra nessa luta, mas vários outros, graças à sua incomparável generosidade e retidão de caráter. Era um gentleman, como poucos. Vai fazer muita falta entre nós, tanto o profissional quanto o amigo. Abraço especial para a querida Rosângela e seus filhos, João Ricardo e Luiz Flávio.

Já pensou levar esse belíssimo sofá para sua casa, com até 60% desconto em 10x? Essa promoção (imperdível!) só a Pátio Brasil pode fazer. Hoje é dia de ir às compras, renovar a decoração da sua casa, colorir a sua sala e dar um toque de charme aos ambientes da sua varanda, sem gastar muito. Onde? No Outlet da Pátio Brasil, na rua Maringá, 49

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por