POLÍTICA

Pré-campanha cria condições de candidatos se apresentarem

Nova legislação eleitoral traz mais flexibilidade para os candidatos atuarem durante o período de pré-campanha, ou seja, antes de 16 de agosto

Gisele Barcelos
Publicado em 04/06/2016 às 23:17Atualizado em 16/12/2022 às 18:37
Compartilhar

Nova legislação eleitoral traz mais flexibilidade para os candidatos atuarem durante o período de pré-campanha, ou seja, antes de 16 de agosto. A afirmação é secretário judiciário do TRE-MG, Diogo Cruvinel, que ministrou palestra ontem sobre o assunto durante o seminário promovido pela Amvale para orientar quanto às mudanças no processo eleitoral a partir deste ano.

Cruvinel explica que os postulantes à disputa já podem se declarar como pré-candidatos e expor os projetos e propostas aos eleitores, o que era barrado nos pleitos anteriores e inclusive alvo de penalidades. Segundo ele, os postulantes apenas não podem promover a captação de recursos ou realizar gastos na fase de pré-campanha. “A reforma eleitoral trouxe série de atos que o pré-candidato pode fazer sem sofrer qualquer tipo de condenação por propaganda extemporânea. Essas permissões consistem na permissão de se declarar pré-candidato, expor as suas plataformas e projetos no período da pré-campanha. O que ele não pode fazer é pedir votos de forma explícita”, ressalta.

Segundo o especialista da Justiça Eleitoral e cientista político, a internet poderá ser utilizada nesse processo e se trata de uma ferramenta importante para ampliar a interação entre o candidato e eleitor. Na palestra, Cruvinel ainda ressaltou que o corpo-a-corpo com o eleitorado deve ser feito não apenas nas ruas, mas também no ambiente virtual e com diálogos diretos dos postulantes a concorrer nas eleições municipais. “A gente até estimula que essa interação seja feita pela internet. Ela não é irregular, o que não pode é pagar para veicular propaganda na internet”, reforça.

Questionado, o especialista também analisou que o encurtamento do prazo de campanha de 90 para 45 dias não foram positivos para os candidatos novatos. “Para quem se lançar pela primeira vez, a dificuldade será muito maior. Com certeza, [o tempo menor] vai beneficiar quem já é mandatário ou conhecido dos eleitores. Os novos precisarão correr atrás em função de desigualdade”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por