POLÍTICA

Funcionários do Codau aprovam greve e SSPMU convoca assembleia

Após ter reajuste salarial negado este ano, trabalhadores do Codau realizaram assembleia ontem e decidiram deflagrar greve

Gisele Barcelos
Publicado em 09/04/2016 às 08:41Atualizado em 16/12/2022 às 19:23
Compartilhar

Após ter reajuste salarial negado este ano, trabalhadores do Codau realizaram assembleia ontem e decidiram deflagrar greve a partir da próxima quarta-feira (13). Já o SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba) convocou a categoria para reunião na próxima semana e também discutirá sobre paralisação das atividades.

O prefeito Paulo Piau (PMDB) comunicou esta semana que não haverá reajuste para o funcionalismo em 2016. Até mesmo o percentual da inflação foi descartado. O chefe do Executivo colocou apenas possibilidade de aumento no tíquete-alimentação, mas ainda não divulgou qual seria o valor. A decisão sobre o tíquete deverá ser anunciada até terça-feira (12).

Para o presidente do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Uberaba), Jasminor Francisco da Costa, houve reajuste da conta de água recentemente e haveria condições para oferecer, no mínimo, o índice da inflação. O líder sindical também argumenta que os trabalhadores têm se empenhado para dar agilidade nos atendimentos à população, mas, com o resultado da negociação salarial, já reduziram o ritmo de trabalho ontem e prosseguirão com a operação tartaruga até o início do movimento grevista. “Estamos vestindo a camisa da firma. Não aceitamos índice zero de reajuste salarial”, ressalta.

Também demonstrando insatisfação com o resultado da negociação salarial, o presidente do SSPMU, Luiz Carlos dos Santos, marcou assembleia geral na próxima quarta-feira para tratar sobre a paralisação de atividades por um dia, já com indicativo de greve por tempo indeterminado. Santos salienta que será apresentada à categoria a negativa em relação ao reajuste salarial este ano e também o valor oferecido para o tíquete-alimentação, cabendo aos servidores presentes decidir se aceitam a propostas ou preferem interromper os trabalhos na tentativa de cobrar ao menos a aplicação do percentual da inflação nos salários. “Vamos ouvir a assembleia para a decisão final. Entendemos que a situação financeira da Prefeitura é crítica, mas é difícil ficar sem nada. Tudo subiu, a cesta básica subiu e o salário do servidor precisa acompanhar pelo menos a inflação”, declara.

Questionado sobre a possibilidade de greve, o presidente do Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba), Adislau Leite, informa que a categoria ainda será convocada para discutir a proposta da Prefeitura e os próximos passos a partir de agora. Segundo ele, ainda não há indicativo de paralisação das atividades. “Não podemos tomar nenhuma atitude precipitada. Temos que ouvir quais sugestões serão apresentadas na reunião com os servidores.”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por