POLÍTICA

Manifesto de prefeitos paralisa BR-050 por cerca de uma hora

Dezesseis prefeitos do Triângulo Sul participaram do evento e revelaram queda de 12,27% nas transferências do FPM

Gisele Barcelos
Publicado em 09/04/2016 às 07:57Atualizado em 16/12/2022 às 19:23
Compartilhar

Fotos/Neto Talmeli

Prefeitos da região percorreram quase nove quilômetros na BR-050 e causaram congestionamento de aproximadamente três quilômetros na rodovia

Prefeitos da região fecharam ontem trecho da BR-050 para mobilização por causa da queda nos repasses estaduais e federais. Ao todo, gestores de 16 municípios do Triângulo Sul aderiram ao ato, percorrendo quase nove quilômetros da rodovia em carreata.

O protesto durou aproximadamente uma hora e a pista foi parcialmente interditada no sentido Uberlândia. A concessionária informou que foi registrado congestionamento de três quilômetros no trecho, mas o tráfego foi normalizado rapidamente após o fim da carreata.

Os prefeitos encerraram o ato na BR-050 a pé, carregando faixas com mensagens sobre as dificuldades financeiras dos municípios e também contestando a queda nos repasses federais e estaduais.

Em seguida, o grupo seguiu para a Câmara Municipal e reforçou a cobrança por mais recursos. Estudo apresentado durante o evento apontou queda de 12,27% nas transferências do FPM do primeiro trimestre deste ano. O relatório também aponta que a situação impacta mais da metade das prefeituras da região, pois o FPM é a principal receita das cidades de pequeno porte.

Na ocasião, o grupo aprovou manifesto sobre a crise econômica enfrentada pelos municípios e com solicitação de ações para tentar reverter o quadro. A lista de reivindicações inclui a revisão do pacto federativo, a reforma tributária e medidas para aumentar os repasses do ICMS e FPM.

 Além disso, foi acatado modelo de decreto de estado de calamidade financeira que será utilizado pelas prefeituras da região. “Estamos com problemas financeiros graves e sem perspectivas. Algumas cidades não estão pagando os salários. Como vamos atender a comunidade”, questionou o presidente da Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), Ademir Ferreira de Melo.

Presente à reunião, o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, respondeu às demandas e declarou que duas medidas devem aliviar um pouco a situação financeira dos municípios. Ele assegurou que o governo federal deverá repassar acréscimo de 1% no FPM em julho deste ano. Além disso, ele avaliou que as prefeituras deverão ser beneficiadas com a repatriação de recursos depositados em contas no exterior, pois haverá incremento no Imposto de Renda e também no valor do FPM este ano.

Dezesseis prefeitos do Triângulo Sul participaram do evento e revelaram queda de 12,27% nas transferências do FPM

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por