GERAL

Convênio viabiliza 200 cirurgias bariátricas através do SUS

O Hospital de Clínicas inicia projeto para realizar 200 cirurgias de redução de estômago, procedimento conhecido como bariátrica

Thassiana Macedo
Publicado em 20/03/2016 às 16:01Atualizado em 16/12/2022 às 19:38
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da UFTM inicia projeto para realizar 200 cirurgias de redução de estômago, procedimento conhecido como cirurgia bariátrica, por meio de técnica minimamente invasiva. Desde fevereiro, já foram realizados três procedimentos. Os pacientes foram triados no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC. As cirurgias videolaparoscópicas são decorrentes de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De acordo com o cirurgião Juverson Alves Terra Junior, o projeto vai receber investimento de R$2 milhões, sendo que a primeira parcela, de R$500 mil, foi utilizada na compra de insumos para iniciar os procedimentos. “Nosso objetivo é chegar a três procedimentos semanais, conforme haja liberação das parcelas financeiras do convênio”, explica.

O coordenador do projeto ressalta que, em contrapartida ao investimento, o hospital vai fornecer indicadores no intuito de demonstrar a viabilidade econômica para que as cirurgias de redução de estômago realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) adotem a técnica laparoscópica, visto que é minimamente invasiva por não realizar cortes no paciente, apenas punções abdominais. “A intenção do estudo é demonstrar que o custo mais alto da técnica não implica impacto financeiro significativo, uma vez que o paciente é exposto a menor taxa de riscos”, informa o cirurgião.

Terra Junior destaca que, além de oferecer maior segurança, a cirurgia bariátrica por laparoscopia permite a recuperação mais rápida dos pacientes, com a possibilidade de retorno às atividades 30 dias após o procedimento. Dessa maneira, o paciente permanece menos tempo internado, com menor risco de complicações e, por isso, requer menos recursos para o tratamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por