POLÍTICA

Câmara e PMU homenagearão 200 anos do Triângulo Mineiro

Marconi Lima
Publicado em 20/03/2016 às 10:26Atualizado em 16/12/2022 às 19:38
Compartilhar

Foto/Arquivo

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou requerimento para homenagem especial pelos 200 anos de criação da região. O evento deve acontecer no plenário da CMU em data a ser definida.

Em 4 de abril de 1816, a região do Triângulo Mineiro, que na época compreendia o julgado do Desemboque e o julgado de Araxá, deixou de pertencer à capitania de Goiás e foi anexada à capitania de Minas Gerais. Tanto Araxá quanto Desemboque ficaram pertencendo à vila e comarca de Paracatu do Príncipe, criada em 1815. A região também já fez parte de São Paulo.

O sargento-mor Eustáquio solicitou à Corte Portuguesa e conseguiu de Dom João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia em 2 de março de 1820, com o nome de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrando-se da freguesia do Desemboque.

De acordo com dados apresentados no requerimento, o Triângulo Mineiro possui 66 municípios em uma área de 90.545km2. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população estimada em 2.176.060, o que corresponde a 11% da população de Minas Gerais, e é responsável por 16,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Outra. A Prefeitura de Uberaba, através da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, irá homenagear também os 200 anos da anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. O evento ocorrerá no próximo dia 28, às 18h, no gabinete do prefeito, onde haverá o lançamento do folder histórico da região.

De acordo com a superintendente Marta Zednik de Casanova, o objetivo é homenagear o Triângulo Mineiro, que há 200 anos passou de Goiás para Minas Gerais, no dia 4 de abril de 1816. Ela ressalta que com a sua posição estratégica privilegiada, facilitou a colonização do Brasil Central, cuja grande pujança econômica tem se destacado no ranking do Estado, além de evidenciar suas características culturais sui generis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por