CIDADE

Celebração de Ramos abre as comemorações da Semana Santa

A celebração de Ramos abre hoje a Semana Santa da Igreja Católica. Em Uberaba as procissões ocorrerão no período da manhã

Publicado em 20/03/2016 às 17:34Atualizado em 16/12/2022 às 03:00
Compartilhar

Fot Rubério Santos

A celebração de Ramos abre hoje as cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica no mundo. Em Uberaba as procissões ocorrerão no período da manhã. À noite só haverá bênção dos ramos no interior das igrejas.

As celebrações de Ramos seguem os horários habituais de domingo, com as atividades concentrando-se nas missas, facilitando a realização da procissão. A cerimônia faz memória à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando, montado num jumentinho, foi aclamado rei pelo povo que estendeu mantos e acenou com ramos na sua passagem.

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto vai presidir missa das 19h30 na Paróquia Santa Maria, cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida. Antes, às 11h, ele celebra na sede da Sociedade São Vicente de Paulo, em Encontro Vicentino.

Na Catedral de Uberaba a cerimônia terá início às 9h, no salão paroquial. A procissão acontecerá apenas em volta da igreja. No Santíssimo Sacramento a bênção dos ramos será a partir de 9h, na praça Dom Eduardo, com os fiéis saindo em procissão até a igreja da Adoração, onde a celebração dará continuidade.

Na Paróquia Santa Teresinha a Bênção de Ramos terá início às 8h30, na rua Tiradentes, em frente do Orfanato Santo Eduardo, e depois segue para a matriz.. Também a partir de 8h30 serão realizadas as celebrações em São Judas Tadeu, bairro Fabrício e Paróquia São Mateus, situada próximo à Mojiana.

Já na Paróquia da Ressurreição a celebração de Ramos será às 9h. Ela começa na praça e os fiéis em procissão até a igreja. Também no mesmo horário estão marcadas as celebrações de Ramos nas paróquias de Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças.

No Santuário da Medalha Milagrosa serão três celebrações: ás 7h, 9h e 17h30. A cerimônia começa cm a Bênção de Ramos no pátio do convento e segue para o interior do Santuário.

A mensagem da celebração de Ramos, observa dom Paulo Peixoto, é que a realeza de Jesus aclamada pelo povo não é do triunfo humano e sim do serviço. “Assim, também nós devemos nos colocar à disposição para servir, sobretudo o irmão necessitado, marginalizado e injustiçado”, enfatiza. O arcebispo ressalta que o foco principal da liturgia de Ramos é a instituição da Eucaristia. Antecipando o sofrimento na cruz, relata dom Paulo, Jesus celebra a Páscoa com os 12 apóstolos na Ceia derradeira, indicando que a sua morte não será o fim, mas a passagem para a vida eterna.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por