CIDADE

Acordo com as imobiliárias deve prever limpeza de casas fechadas

Aumento no número de imóveis para aluguel e venda faz crescer também os locais propícios para focos do mosquito Aedes aegypti

Letícia Morais
Publicado em 17/02/2016 às 08:14Atualizado em 16/12/2022 às 20:04
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Foto/Arquivo

 

Para evitar focos do mosquito, limpeza das casas fechadas para aluguel ou venda depende de acordo entre proprietário e imobiliária

Não é difícil andar pelas ruas de Uberaba e encontrar imóveis fechados com as placas de aluga-se ou vende-se, visto que num momento de crise há dificuldade de comercializar estes imóveis. Permanecendo fechados, a manutenção e limpeza do local ficam prejudicadas, situação que pode trazer riscos à saúde dos moradores do entorno. Então, fica a pergunta: de quem é a responsabilidade da limpeza e manutenção desses imóveis? Do proprietário ou da imobiliária?

O delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Leandro dos Santos Souza, afirmou que a situação depende do acordo feito entre o proprietário do imóvel e a imobiliária. “Sempre orientamos os proprietários a deixar o quintal limpo, para dar uma visibilidade melhor e facilitar uma possível venda ou locação. Além disso, entre as medidas que nós adotamos está a de colocar as tampas nos vasos sanitários, porque os principais focos de dengue são ali, onde tem água limpa e pode servir de criadouro para o mosquito”, considerou.

No bairro Abadia, moradores da rua Patos sofrem com um imóvel que está fechado para alugar, mas que se tornou propício ao foco do mosquito. “Nós ligamos cinco vezes na imobiliária pedindo providência, tudo em vão. De tanto a gente ligar, o Departamento de Zoonoses veio aqui dedetizar a minha casa na semana passada, mas não adiantou nada. Além da minha casa estar cheia de mosquito, o mato do imóvel que está para alugar continua bem alto”, destaca uma vizinha, que preferiu preservar a sua identidade.

Custos. O delegado dos corretores explicou que quando a responsabilidade da limpeza do imóvel fica a cargo da imobiliária, os custos são totalmente repassados ao proprietário. “Cada caso é um caso. Essas situações são bem específicas. Quando a responsabilidade fica para a imobiliária, nós repassamos o custo da manutenção para o proprietário pagar. Cada imobiliária tem uma forma de trabalhar, então a gente não pode generalizar, porque cada um escolhe um acordo”, finaliza.

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