GERAL

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa em 1º de março

De acordo com o Delegado da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, o sistema para declaração do imposto é o mesmo do ano anterior

Geórgia Santos
Publicado em 16/02/2016 às 16:17Atualizado em 16/12/2022 às 20:04
Compartilhar

Contribuintes devem ficar em alerta para o período de declaração do Imposto de Renda 2016, referente aos ganhos de 2015. O prazo de entrega da documentação começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril.

De acordo com o Delegado da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, o sistema para declaração do imposto é o mesmo do ano anterior, foram feitas apenas algumas pequenas alterações para gerar mais facilidade. “Conforme o calendário, que já foi divulgado, o programa estará disponível para download a partir do dia 25 de fevereiro quando será liberada uma versão teste. E somente no dia 1° março começa de fato o recebimento das declarações”, explica.

Segundo o Delegado é importante fazer a declaração o quanto antes para não ter problemas. O ideal é não deixar para última hora, para não cometer nenhum erro e ter tempo suficiente para realizar o procedimento com calma. “Normalmente nos primeiros dias a quantidade de pessoas que realiza a declaração é grande, depois cai um pouco, e no final, nos últimos dias o fluxo volta a ser intenso. E é arriscado deixar para última semana porque o sistema pode travar, enfim, se antecipem”, alerta Sizenando Ferreira.

Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015. Também estão obrigados a apresentar o documento neste ano os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

Com relação as restituições, Sizenando revela que deverão acontecer no dia 15 de cada mês, se não cair em dia útil, de expediente bancário será postergado para o dia seguinte. “Na verdade, o pagamento das restituições já começou. De janeiro até maio, estão sendo pagas as restituições de anos anteriores, e a partir de junho começam também as restituições das declarações entregues este ano”, revela o delegado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por