ARTICULISTAS

LULA E A HONESTIDADE

Houve espanto generalizado quando Lula proclamou-se o mais honesto dos mortais

Mário Salvador
Publicado em 16/02/2016 às 09:06Atualizado em 16/12/2022 às 20:04
Compartilhar

 LULA E A HONESTIDADE

Houve espanto generalizado quando Lula proclamou-se o mais honesto dos mortais: “Se tem uma coisa que eu me orgulho (sic), neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido.”

A qual honestidade Lula se refere? O líder sindicalista, que se gaba de nunca ter lido um livro, acaba de inventar um novo tipo de honestidade: a “honestidade do Lula”, especialmente criada por ele e para ele.

De forma similar, em algum momento da vida, uma ou outra pessoa se declara a mais inteligente, a mais sábia, a mais trabalhadeira ou a mais qualquer coisa. Naquele momento, ela está imaginando uma espécie de inteligência, sabedoria, ou trabalho na qual só ela se enquadra.

Eu, por exemplo, sou o homem mais rico do mundo. Rico de quê? A minha riqueza é semelhante à honestidade do Lula. É uma riqueza só minha, que tem a ver com um universo e uma história só meus, e não vamos discutir, ora pois. Quanta riqueza estilística está presente numa figura dessa! Nosso idioma nos permite criar expressões inumeráveis. Para isso, basta alguma criatividade. Viver num universo puramente denotativo é optar pela limitação.

Foi por isso que inventei uma riqueza especial, só minha.

Assim, também Lula imaginou uma honestidade muito especial, só dele, bem diferente daquela de Rui Barbosa, que já citei em outra oportunidade: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a se desanimar da virtude, de rir da honra e de ter vergonha de ser honesto!” E não nos espantemos mais com as afirmações de Lula. Já no que se refere à situação do ex-presidente, ela rememora o lema da antiga casa lotérica de Fasanel “Seu dia chegará!” Aguardemos, pois.

Mário Salvador

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por