CIDADE

Começa a segunda etapa da vacinação contra a aftosa em Minas Gerais

Produtores rurais terão até 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade com idade de zero a 24 meses

Thassiana Macedo
Publicado em 01/11/2015 às 12:56Atualizado em 16/12/2022 às 21:31
Compartilhar

Começa hoje a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Produtores rurais terão até 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade com idade de zero a 24 meses. Na primeira etapa, realizada em maio e destinada à proteção de todo o rebanho do estado, a Regional Triângulo Mineiro do IMA vacinou 99,5% do total de um milhão e 854 mil cabeças, sendo 199 mil animais apenas em Uberaba.

Agora, segundo o coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com sede no município, Rony Adolfo Hein, devem ser vacinados cerca de 803 mil animais de 0 a 24 meses nos 22 municípios que compõem a região, sendo aproximadamente 99 mil cabeças apenas em Uberaba. O número é menor que o previsto em 2014, quando deviam ser vacinados 850 mil animais em toda a regional, sendo 120 mil cabeças de gado somente no município.

O coordenador ressalta que é fundamental que os produtores adquiram a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto. “Também é importante frisar que após a abolição do envio da Carta Aviso de Vacinação em campanhas passadas, embora o produtor já venha fazendo isso há algum tempo, é necessário que o pecuarista compre a vacina apresentando a carteira de identidade ou CPF para que a revendedora imprima a carta aviso. Vacinando os animais, o criador vai ao escritório do IMA para fazer a declaração ou ele também poderá fazer pela internet ou até mesmo no Sindicato de Produtores Rurais. A grande maioria ainda vai ao IMA, mas ao longo do tempo isso deve mudar”, avalia.

O coordenador lembra que os produtores devem declarar a vacinação até o dia 10 de dezembro, preenchendo o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação. A plataforma on-line, criada pelo IMA, vai continuar facilitando a vida do órgão, revendedores e produtores rurais que irão comprovar a venda e declarar a imunização do seu animal diretamente no site do instituto pelo www.ima.mg.gov.br.

Pecuaristas que não vacinarem seu rebanho ou não declararem a vacinação ficam impedidos de comercializar sua produção e de exportar. Hoje, Minas Gerais já exporta carne bovina para 39 países, mas principalmente para Hong Kong, Rússia e Irã, sendo que o mercado norte-americano constitui um novo nicho que poderá ser ocupado também pelo produto mineiro. Além disso, Rony Adolfo alerta que o produtor deverá arcar com multas no valor de R$ 68,07 por cabeça, caso não proceda a imunização e R$ 13,61 por animal se deixar de declarar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por