GERAL

Mudanças climáticas trazem à tona pragas e alerta produtores rurais

Presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, destaca que o ano quente influenciou a chegada precoce das pragas às lavouras

Letícia Morais
Publicado em 31/10/2015 às 08:48Atualizado em 16/12/2022 às 21:31
Compartilhar

Especialistas pedem atenção especial dos produtores rurais com as mudanças climáticas dos últimos meses. O alerta foi dado justamente porque nesta época do ano é evidente a proliferação de insetos, como pernilongos, moscas-brancas e moscas-dos-estábulos, tanto nas áreas urbana como rural.

Além de causar danos à população, as pragas prejudicam a produção de alimentos. O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, destaca que os produtores devem ter atenção redobrada, principalmente com a mosca-dos-estábulos, que afeta as criações de leite e corte. “Como nós tivemos um ano quente, os produtores devem ficar em alerta, porque os problemas de praga podem surgir mais cedo na lavoura”, explicou.

Por outro lado, Romeu ressalta que os produtores já estão acostumados e preparados para fazerem o controle das diversas pragas e doenças. “Hoje a agricultura é muito profissional. Claro que em alguns momentos enfrentamos problemas maiores, como em 2004, com a ferrugem asiática. Então, o produtor tem que estar atento, prevenido”, aconselha.

O presidente destaca o crescimento da praga mosca-dos-estábulos, que antes atingia somente as produções de algodão e feijão, e agora estão migrando para a soja. “Essa praga traz muito dano econômico. Ela era uma praga essencial do feijão e hoje na soja está entrando com força. Por isso a importância de o produtor estar prevenido, principalmente, com a questão dos defensivos. Ter sempre uma aplicação comprada para combater essas doenças, porque se houver que fazer a prevenção, tem que ser de forma imediata”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por