POLÍTICA

Presidente do Legislativo local aplaude decisão de comissão sobre desarmamento

Marconi Lima
Publicado em 31/10/2015 às 22:53Atualizado em 16/12/2022 às 21:31
Compartilhar

A aprovação do relatório final da Comissão Especial da Câmara Federal para flexibilização de armas no Brasil foi comemorada pelo presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Luiz Dutra. Para ele, o assunto é de grande relevância para a segurança pública, que trata do direito do cidadão de ir e vir com mais segurança.

A comissão avalia o Projeto de Lei (PL) 3722/12, sobre o desarmamento, proposto pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) e que estabelece o Estatuto do Controle de Armas de Fogo e Munições e altera dispositivos do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

A aprovação do relatório, lembrou Dutra, aconteceu dez anos após o referendo sobre o comércio de armas e munições no país e muitos debates sobre o assunto. Uberaba, por iniciativa de Dutra, em parceria com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Marcos Montes (PSD/MG), debateu a flexibilização de armas de fogo no Brasil em evento que lotou o plenário, no dia 29 de junho, para discutir o “Estatuto do Desarmamento e a flexibilização de armas de fogo no Brasil”.

A proposta que visa à extinção do Estatuto do Desarmamento e sua substituição pelo Estatuto de Controle de Armas de Fogo foi aprovada com 19 votos a favor do projeto de lei e oito contrários. O PL 3722/12 facilita, entre outras medidas, o porte de armas para o cidadão comum, reduz a idade mínima para comprar armas de 25 para 21 anos e descentraliza o procedimento de concessão do porte, que passaria a ser feito pelas polícias civis estaduais.

Alguns destaques foram apresentados, especialmente pelos contrários à proposta. Além dos destaques, o texto, quando aprovado em definitivo na comissão especial, ainda será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por