POLÍTICA

Projeto prevê a obrigatoriedade de instalar hidrantes públicos em novos loteamentos

Para o autor Ismar Marão, a medida agiliza os trabalhos do Corpo de Bombeiros no atendimento às ocorrências relacionadas ao combate a incêndio

Marconi Lima
Publicado em 31/10/2015 às 09:42Atualizado em 16/12/2022 às 21:31
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Para o vereador Ismar Marão, a instalação de hidrantes nos novos loteamentos vai facilitar o trabalho dos bombeiros

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Uberaba o Projeto de Lei Complementar (PLC) 30/15, que visa a disciplinar a instalação de hidrantes públicos contra incêndio em novos loteamentos. O PLC prevê que todo loteador deverá projetar e instalar, além dos demais serviços e equipamentos urbanos obrigatórios, hidrantes públicos nas redes de distribuição de água do loteamento ou condomínio horizontal, de acordo com o previsto na Instrução Técnica nº 29 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG).

O autor da matéria, o vereador Ismar Marão (PSB), disse que a medida torna-se necessária para agilizar os trabalhos do Corpo de Bombeiros (CB) nas ocorrências relacionadas ao combate a incêndio no município. Ele diz que em casos de incêndio, o CB deve entrar em operação e com agilidade combater o fogo com a máxima rapidez e eficiência. “O tempo de resposta dessa corporação deve ser veloz, pois quanto mais se demora, mais gastos se tem, seja de tempo, de mão de obra e de recursos hídricos e quiçá de perdas de vidas”, destacou o parlamentar.

O vereador diz que os hidrantes públicos instalados estrategicamente nas vias públicas tornam-se importantes no combate aos incêndios porque suprem a necessidade de água para combater as chamas, principalmente quando acaba a água do caminhão-tanque, ou seja, os hidrantes servem para abastecer o caminhão de maneira mais rápida e em pouco tempo, além de poder combater fogo diretamente, se o incêndio for próximo ao hidrante. “Os hidrantes públicos são meios de proteção urbana e, com o aumento desenfreado dos grandes centros urbanos, muitos bairros ficam desprotegidos, havendo a necessidade de novos pontos estratégicos para a instalação de hidrantes”, frisou Ismar. Ele comentou ainda que a falta de hidrante é um fator que obriga o Corpo de Bombeiros a investir na aquisição de caminhão-tanque para dar mais garantia no trabalho de combate a incêndios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por