POLÍTICA

Trabalhadores questionam importação de mão de obra para montagem industrial

Marconi Lima
Publicado em 27/07/2015 às 07:34Atualizado em 16/12/2022 às 23:06
Compartilhar

Trabalhadores da área de montagem industrial de Uberaba mais uma vez recorreram ao Legislativo. Eles questionam contratações de funcionários em outros municípios por empresas locais. De acordo com o grupo que esteve no anexo onde ficam os gabinetes dos vereadores, as empresas não estão dando preferência para os trabalhadores locais.

A importação de mão de obra é atribuída ao fechamento de canteiros de obras no Brasil, o que faz com que os trabalhadores de fora se submetam a trabalho com remuneração menor. O grupo, segundo os técnicos, é qualificado e possui experiência na área industrial e nas chamadas paradas, quando as empresas realizam o desmonte da estrutura.

Os trabalhadores se reuniram com o vereador Borjão (DEM). O parlamentar disse que no dia 31 está agendada uma reunião entre a Prefeitura e as empresas, na tentativa de conseguir que mão de obra local seja absorvida.

Borjão acusa as empresas de estarem contratando mão de obra de fora por um custo menor. “Senão, eles pegariam o pessoal da cidade, que não teria custo de alojamento”, disse.

Recentemente, a Prefeitura de Uberaba emitiu nota sobre o assunto, através da qual informou que mantém o contato com as empresas que realizam esta contratação para as paradas de manutenção anual.

A nota informava ainda que as empresas atuam com uma equipe própria especializada em nível nacional e que 30% dessa mão de obra é aberta aos profissionais de Uberaba, disponibilizada no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O órgão, por sua vez, não exige que o trabalhador tenha residência em Uberaba.

De acordo com os presentes no encontro, existem hoje em Uberaba pelo menos 600 profissionais que estão sem ocupação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por