CIDADE

Vereadora vai agendar visita ao local e sugere a criação de reserva ambiental

A data da visita ao bosque ainda não foi agendada, mas Denise disse que ainda na primeira quinzena de junho estará no local

Marconi Lima
Publicado em 07/06/2015 às 14:20Atualizado em 16/12/2022 às 23:50
Compartilhar

Os zoológicos são ambientes completamente ultrapassados, já deveriam ter sido extintos. Pelo menos essa é a visão da vereadora Denise Max (PR), que atua na defesa dos animais. Na opinião da parlamentar, os animais que hoje vivem em cativeiro, na verdade deveriam estar em reservas ambientais.

Uma reserva ambiental tem como objetivo a preservação integral da biodiversidade e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. O Brasil possui 298 unidades de conservação protegidas pelo governo federal, sendo 126 de preservação integral, além de 429 reservas particulares de patrimônio cultural.

A respeito do Bosque do Jacarandá, onde hoje existem algumas espécies em cativeiro, a vereadora disse que agendará uma visita em companhia do secretário de meio Ambiente, Ricardo Lima, para verificar as condições das espécies que lá estão. “Não gosto de visitar locais onde os animais ficam em jaulas. As informações que eu tenho é que no bosque os animais são muito bem tratados. Mas, para mim, essas espécies já deveriam todas estar em um ambiente de liberdade, em uma reserva ambiental”, disse Denise.

O bosque passou por uma reforma em setembro de 2013. E naquela época, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, havia 73 espécies de animais no local. “Já sugeri ao prefeito Paulo Piau que, ao invés de construir um novo zoológico em Uberaba, deveríamos pensar em uma reserva ambiental, onde pudéssemos colocar esses animais, para que pelo menos eles experimentassem como é viver em um habitat parecido com o deles”, ressaltou Denise.

A data da visita ao bosque ainda não foi agendada, mas ela disse que ainda na primeira quinzena de junho estará no local. Denise fez questão de destacar que as reservas naturais são áreas de grande importância para a preservação da vida selvagemflorafauna ou até mesmo de características geológicas. “Uma reserva de vida selvagem é uma área protegida importante para a fauna e flora, a qual deve receber proteção visando à sua conservação. A reserva oferece aos animais uma possibilidade de vida que, de outra forma, não seria possível em cativeiro”, comentou Denise Max.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por