CIDADE

Liga do Trauma faz balanço positivo do Maio Amarelo

Liga do Trauma, do Departamento de Cirurgia da UFTM, avalia como positivas as ações realizadas durante a 1ª campanha

Thassiana Macedo
Publicado em 07/06/2015 às 12:48Atualizado em 16/12/2022 às 23:49
Compartilhar

Liga do Trauma, do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), avalia como positivas as ações realizadas durante a primeira campanha do Maio Amarelo em Uberaba. O objetivo é que o projeto seja realizado também em 2016 com mais repercussão na comunidade, seguindo a previsão da ONU de reduzir as mortes por acidentes pela metade até 2020.

De acordo com o coordenador da Liga, o médico cirurgião Eduardo Crema, trata-se de um trabalho já realizado o ano todo pela Liga do Trauma, mas que foi intensificado durante o mês de maio. “A ideia é conscientizar a população da gravidade que é a endemia do trauma. Morrem cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, como ocorreu em 2014, de causas externas, somando violência e acidentes de trânsito. Em 2013, morreram em Uberaba 66 pessoas a cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, a proporção foi de 56 mortes. Como o número de mortes violentas em Uberaba é menor do que em São Paulo, então devemos ter muito mais acidentes de trânsito. Em Uberlândia, são 77 mortes para cada 100 mil pessoas, número maior do que o do Rio de Janeiro, que tem 74”, alerta.

Foram distribuídos 20 mil adesivos, 16 mil panfletos informativos, 15 faixas, 20 banners e fitas amarelas alusivas à campanha. Também foram realizadas várias ações no trânsito da cidade e palestras em escolas públicas municipais e estaduais. Além disso, a UFTM iluminou todos os seus prédios com a luz amarela, simbolizando o tema da campanha. Professores, alunos e funcionários da instituição ainda receberam por e-mail materiais digitalizados da campanha, visando a chamar mais a atenção para a necessidade de prevenção aos acidentes.

A campanha, encabeçada pelo cirurgião Eduardo Crema, recebeu apoio da Credmed, Bio Surg, do Estacionamento Uberaba, da Contabilidade Excelsior, Hidráulica Uberaba e de Carlos Maria Nascimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por