CIDADE

Nova legislação obriga publicidade da merenda escolar

A matéria que levava a assinatura de Afrânio Lara (Pros) já foi vetada pelo Executivo no início deste ano, por vício de iniciativa

Publicado em 11/05/2015 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 03:30
Compartilhar

Agora, só falta a sanção do prefeito Paulo Piau (PMDB). A Câmara de Uberaba aprovou, no mês passado, o Projeto de Lei 63/15, de autoria do Executivo, que prevê a obrigatoriedade da divulgação do cardápio da merenda escolar.

A matéria inicial levava a assinatura do vereador Afrânio Lara Resende (Pros) e foi vetada pelo Executivo no início deste ano, por vício de iniciativa. Durante as discussões sobre a matéria, o parlamentar decidiu manter o veto, desde que a administração municipal enviasse uma nova proposta com a mesma ideia sobre o assunto ao Legislativo.

O vereador Ismar Marão (PSB), acostou duas emendas modificativas à iniciativa, as quais foram aprovadas e que, segundo ele, têm como finalidade tornar o projeto mais abrangente. A primeira emenda inserida torna “obrigatória a publicação do cardápio da merenda escolar pelo Município por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDS e demais secretarias ou órgãos públicos que forneçam alimentos aos seus alunos e/ou assistidos.” A outra diz que: “Em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, ou qualquer outro local ou órgão público que forneçam alimentos aos seus alunos e/ou assistidos, por meio de exposição no mural, para o fácil acesso de toda a comunidade escolar”.

Para o presidente da Casa, Luiz Humberto Dutra (SD), “as emendas vêm em uma boa hora, pois uma delas atinge também os restaurantes periféricos”, referindo-se aos restaurantes populares. A intenção de Marão com as matérias é também fazer com que a Feti – Fundação de Ensino Técnico e Intensivo “René Barsan” –, seja incluída nesses órgãos obrigados a divulgar o cardápio da merenda.

Afrânio destacou a importância da proposição, para que os pais dos alunos conheçam o que é servido aos seus filhos nas unidades escolares. E também, possa servir de estímulo para a adoção de alimentação saudável pelas famílias dos alunos das escolas municipais.

“Acredito que esse projeto dará mais tranquilidade aos pais dos alunos do município no quesito alimentação”, disse Afrânio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por