CIDADE

Polícia Civil aumenta ações para o combate à violência na cidade

Em Uberaba existem as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), divididas em regiões. Todas as Aisps trabalham arduamente

Publicado em 10/05/2015 às 15:18Atualizado em 17/12/2022 às 00:13
Compartilhar

Polícia Civil registrou aumento no número de Ações de Destaque nos últimos três anos. Planejamento para 2020, realizado pela corporação faz parte dos estudos contra o crime.

O delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Ramon Tadeu Bucci, disse à reportagem do Jornal da Manhã que “houve redução em torno de 17% nos índices de crimes violentos no ano de 2013. Esses números foram baseados nos anos de 2010 a 2012. Contudo, em 2014 houve uma elevação e voltamos aos patamares de 2010/2011. Esse fenômeno de aumento de criminalidade, principalmente no que diz respeito a roubo mediante ameaça ou violência contra a pessoa, com utilização de arma de fogo, é o que tem elevado esse índice, em termos percentuais. Porém, no comparativo com o ano passado, houve diminuição nos três primeiros meses de 2015. Devido à ação efetiva da Polícia Militar com policiamento ostensivo, apoio da Justiça e Ministério Público, a Polícia Civil tem sido bem atendida nas demandas de mandados de busca e apreensão e de prisão. Um dos dados que comprovam isso é o número de detentos na penitenciária, em torno de 1.300, enquanto até pouco tempo eram 1.100 presos”.

Em Uberaba existem as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), divididas em regiões. “Todas as Aisps trabalham arduamente, mas com o mínimo de pessoal necessário. Não temos, hoje, efetivo suficiente para fazer frente ao número de investigações que precisamos realizar, de crimes que já aconteceram. Os delegados têm sido atuantes. Com muito trabalho e empenho, têm apresentado prontas-respostas em casos excepcionais”, disse Ramon. A Polícia Civil tem um controle do número de Ações de Destaque nos últimos três anos. “Se fizermos uma retrospectiva, em 2012 foram 48. Em 2013, 70. No ano passado, 160. No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 44 apurações ou ações de destaque da Polícia Civil. Continuamos investigando e sempre com muito empenho, mas temos necessidade de mais efetivo para fazer frente à demanda reprimida”, explicou.

“Foi realizado um estudo com base em dados de crimes violentos cometidos entre 2010 e 2014. Com base neste levantamento, foi feito um planejamento pensando em Uberaba daqui a cinco anos, com quantitativo/efetivo, população projetada e o que será necessário para 2020 na cidade, tendo em vista seu crescimento. Entregamos algumas cópias desse documento para autoridades da cidade”, concluiu Ramon.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por