REGINALDO LEITE

Os italianos são os favoritos a ganhar terceira etapa da F1

A equipe tem um grande projetista, James Allison que pode garantir a vitória (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 11/04/2015 às 09:14Atualizado em 17/12/2022 às 00:38
Compartilhar

Considerações chinesas 

 Neste final de semana teremos a terceira etapa do campeonato da F1. E essa é uma corrida muito aguardada por quase todos. O quase fica por conta do tamanho do barulho que a maioria dos integrantes da mídia especializada fez pela vitória de Vettel na Malásia.

Previsões. Esse lance de fazer previsões não é minha área. Mas, nesta situação, sou obrigado a dar uma de Mãe Dinah. Com temperatura normal, 25 a 35 graus, só vai dar os carros da Mercedes. Porém, onde a coisa esquentar os alemães terão muito trabalho para ganhar. O traçado chinês é um destruidor de pneu dianteiro esquerdo, isso significa que os italianos podem ter alguma vantagem já que seu carro é pão duro quanto ao consumo da borralha italiana.

Mestre.

O grande “tchan” dos italianos se resume num único nome. Isso sem querer desmerecer as ótimas contratações que a equipe italiana fez em quase todos os departamentos da esquadra. Mas, como disse antes, tem um ser que é diferente no que faz. Quase que como um novo Andrew Newey, James Allison é a bola da vez.

Diferença. Allison descobriu a solução que há tempos tira o sono dos projetistas, a simples equação entre o consumo de pneus e a velocidade que rodam. Alisson nos demonstra isso há tempos já que seus projetos anteriores têm a característica de gastar menos borracha que os demais.

E pensar que os italianos tentaram contratar Newey a peso de ouro, mas este está amarrado até os dentes com o dono da Red Bull. Porém, deram a sorte de contratar algo de muito valor por um preço bem inferior ao passe de Newey.

Engraçado. É muito chato ou estranho como age a maioria das pessoas responsáveis pela divulgação desta categoria. Depois dos treinos da pré-temporada e da corrida da Austrália esses seres anunciaram aos quatro ventos que a equipe Mercedes ganharia todas as etapas deste campeonato. Mas foi só Vettel com a Ferrari se dar bem na Malásia que viraram o disco. 

Lógica. A situação nesta categoria, no entanto, não funciona assim. Os alemães ainda estão muito na frente, e agora vão trabalhar mais para manter essa homogenia. Os italianos, para nossa sorte, evoluíram e muito. Mas outra vitória antes da fase europeia vai depender, como tenho insistido, das condições climáticas e, naturalmente, do consumo ou economia da borracha italiana. E nesse quesito a Mercedes nunca foi parâmetro pra ninguém.

Por enquanto.  No estágio atual, os italianos só podem nos oferecer um carro equilibrado e que é bem educado no trato com os pneus. E isso é muito em relação aos demais competidores presentes no grid. Só falta agora equilibrar as demais areias para, enfim, chegar ao mesmo nível dos alemães. Porém isso pode demorar  um pouco e a  nossa esperança é de que já aconteça na fase europeia. Aí teremos um campeonato mais equilibrado e com boas disputas.

Surpresa.

Com o bom desempenho da Ferrari tenho certeza de que um tal de Kimi Räikönen vai surpreender a muitos espectadores. Esse piloto tem sofrido uma sequência de azares. Já nos treinos da Malásia, Kimi bateu Vettel em três seções. Essa sequência uma hora vai acabar e poderemos ver o quanto ele e seu carro vão dar trabalho aos demais.

Programação esportiva deste final de semana.

Glob F1 - GP da China - corrida       3h  

Band: F Truck - C. Grande - corrida   13h      

SporTV: Moto 3 - GP das Américas       13h   

SporTV: Moto 2 - GP das Américas      14h20   

SporTV: Moto GP - GP das Américas    16h  

Band Sports: F Inddy - GP da Luisiana        16h30  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por