CIDADE

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda

As unidades de saúde também vão mudar esquema de imunização contra febre amarela

Geórgia Santos
Publicado em 13/04/2017 às 10:46Atualizado em 16/12/2022 às 14:00
Compartilhar

Arquivo

Vacinação será em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta, para todo o público-alvo

Secretaria Municipal de Saúde recebeu as primeiras doses de vacinas contra a gripe. A campanha começa na próxima segunda-feira (17) e até o momento já foram repassadas aos municípios cerca de 19 mil doses. Este é apenas o primeiro lote da campanha e a expectativa é que o Estado não demore para mandar o restante, para que não haja falta nas unidades de saúde.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, a quantidade de doses enviadas é o equivalente a 23% do que o município tem a receber e já foram distribuídas em todas as unidades para vacinação, conforme a demanda de cada uma. “Não sabemos quando o Estado vai enviar o próximo lote, e acredito que as pessoas, assim como em anos anteriores, irão se vacinar logo nos primeiros dias, por isso as unidades deverão estar lotadas. Se o Estado não enviar até quarta ou quinta-feira o próximo lote, acredito que haverá falta em algumas unidades”, afirma Robert.

O diretor revela que já solicitou ao Estado a liberação de mais um lote, mas não foi divulgada a data. “As pessoas que estão inseridas no público-alvo não precisam se preocupar, todas serão vacinadas. A campanha segue por mais de um mês, termina só no dia 26 de maio. Vamos receber no total 85.122 doses e mais uma quantia reservada aos professores, que será de cerca de 12 mil. Assim, teremos de mais 97 mil doses para vacinação”, explica.

A vacinação será em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta, para todo o público-alvo, apenas para os profissionais da área saúde que as doses serão distribuídas nos hospitais. “Todos os profissionais das unidades foram capacitados e, inclusive, cada uma está organizando um escalonamento, para que a vacinação aconteça de fato o dia todo, sem interrupções”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica.

Vale lembrar que este ano o dia "D" será realizado no dia 16 de maio. Diferente dos outros, será nos últimos dias da campanha, por isso Robert acredita que as unidades não estarão tão lotadas.

UBSs mudam esquema de imunização contra febre amarela

No início deste mês o Ministério da Saúde anunciou alterações na imunização e que seria aplicada apenas uma dose da vacina contra a febre amarela durante toda a vida. Em Uberaba, a alteração não havia sido realizada, pois a Secretaria Municipal de Saúde esperava por um comunicado oficial do Estado, que foi emitido ontem.

“Assim que recebemos o comunicado, repassamos a informação a todas as unidades, e desde ontem a vacinação em Uberaba passou a ser em dose única. Antes aplicávamos duas doses, primeiro com nove meses, depois com quatro anos; e se acima de cinco anos a pessoa não havia tomado ainda nenhuma dose, eram aplicados a primeira e um reforço depois de 10 anos. Agora, acontece apenas uma vacinação, se a criança se imunizar aos noves meses, não precisa mais tomar nenhuma dose da febre amarela”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura.

Vale lembrar que o Brasil era o único país em que a vacinação da febre amarela acontecia em duas doses. Em 2014, a Organização Mundial de Saúde já havia recomendado a mudança, mas o Ministério da Saúde entendeu na época que eram necessários mais estudos para adotar o protocolo. Portanto, quem já foi vacinado não precisa tomar mais dose alguma, e a proteção é garantida. “Essa mudança com certeza vai ajudar

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por