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Matusalém Alves espera um aumento das vendas em torno de 1% a 2% acima do que foi registrado no ano passado Os supermercados estão com as gôndolas cheias de produtos para atender os clientes neste feriadão prolongado de carnaval e aniversário da cidade. Um dos itens mais consumidos nesta época do ano são as bebidas – alcoólicas ou não –, especialmente por conta da temperatura elevada. Na avaliação do empresário e diretor da Associação Supermercadista de Uberaba (Assuper), Matusalém Alves, como a região está oferecendo poucas opções de carnaval, as pessoas tendem a ficar na cidade, aquecendo o comércio local. “Esperamos um aumento das vendas nada astronômico, mas algo em torno de 1% a 2% acima do que foi registrado no ano passado. O que vier de aumento neste momento, em que percebemos uma queda das vendas, já será satisfatório”, argumenta o empresário. O carro-chefe das vendas é a cerveja, segundo Matusalém. “As temperaturas muito altas contribuem bastante para o aumento do consumo da cerveja e, também, do refrigerante”, destaca. Como forma de atrair os clientes, o empresário reforça a necessidade de os comerciantes apostarem em promoções. “Colocar produtos com preços atrativos é uma constância e cada dia isso será mais visível, tendo em vista o número crescente de desempregados. Entendemos que a queda do tíquete médio nos oferece apenas uma saída, que é trazer novos clientes, e você só faz isso com preços atrativos”, analisa. Itens tributados. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que os produtos mais tributados são as bebidas. Para se ter ideia, uma caipirinha tradicional, com cachaça e limão, tem 76,66% de tributos. Logo em seguida, vêm o chope, com 62,20%; a lata ou garrafa de cerveja, que registra 55,60% de tributos, enquanto a de refrigerante é tributada em 46,47%. O IBPT apurou, ainda, que o tributo da garrafa de água mineral é de 31,50%.