POLÍTICA

Delação de executivo da JBS cita três deputados ligados a Uberaba

Uberabense Ricardo Saud diz que repassou R$200 mil a cada um dos parlamentares para que não atrapalhassem interesses da empresa

Marconi Lima/Gisele Barcelos
Publicado em 23/05/2017 às 07:29Atualizado em 16/12/2022 às 13:10
Compartilhar

Reprodução

Deputados federais Marcos Montes (PSD), Aelton Freitas (PR) e José Silva (SD) foram citados por Saud

Deputados federais ligados a Uberaba foram citados em delação premiada do diretor de Relações Institucionais do grupo J&F, Ricardo Saud. No depoimento, liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o uberabense cita parlamentares que teriam recebido contribuições financeiras não oficiais da empresa em troca de favores.

No vídeo, Saud afirma que as contribuições foram feitas de forma “dissimulada” e o objetivo era conquistar a “boa vontade” dos parlamentares para evitar que “atrapalhassem os interesses da empresa”. O delator listou doações não oficiais a diversos deputados federais, inclusive Aelton Freitas (PR), Marcos Montes (PSD) e Zé Silva (SD). Saud declara ter entregue R$200 mil, em dinheiro, para cada um.

Ainda no depoimento dentro do acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, Saud posicionou que fazia doações a políticos e partidos, seguindo orientação do empresário Joesley Batista. O delator também explicou à Justiça que os pagamentos eram sempre determinados pelos beneficiários - podendo ser doação oficial, por meio de notas fiscais avulsas ou a entrega de dinheiro em espécie.

Em termo de colaboração número 30, tornado público pela Justiça, Saud listou partidos e políticos que receberam pagamentos da J&F em 2014, contabilizados ou não, sem ajuste de ato de ofício.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por