POLÍTICA

Paróquias antecipam horário da Missa do Galo para garantir mais segurança

Seguindo anos anteriores, a tradicional Missa do Galo será mais cedo em todas as paróquias de Uberaba

Publicado em 24/12/2016 às 23:22Atualizado em 16/12/2022 às 16:02
Compartilhar

Assim como nos anos anteriores, a tradicional Missa do Galo será mais cedo em todas as paróquias de Uberaba. A celebração é realizada à zero hora do dia 25 de dezembro somente no Carmelo do Coração Eucarístico de Jesus, na avenida da Saudade, e no Mosteiro Nossa Senhora da Glória, na rua Visconde do Rio Branco. Há algum tempo as paróquias estão antecipando o horário da celebração com o intuito de contar com a presença do fiel, que depois realiza em casa a ceia de Natal, junto com a família. Portanto, todas as paróquias vão realizar a celebração mais cedo, em algumas a missa deve começar às 19h e outras, às 20h.

De acordo com o arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto, esta tendência em antecipar o horário da Missa do Galo visa propiciar a participação dos fiéis na celebração eucarística do Nascimento de Cristo e também da ceia natalina junto com os seus familiares. A medida é também questão de segurança e evitar presenças incômodas nas celebrações.

A celebração de véspera de Natal retrata o nascimento de Cristo por meio do evangelho de Lucas (capítulo 2, versículos de 1 a 14). Já quanto às missas do dia 25, o trecho bíblico será do evangelista São João (capítulo 1, versículos 1 a 18). Estas celebrações do dia de Natal seguirão os horários habituais do domingo.

Sobre o Natal, o arcebispo diz que esta é a Festa da Luz e, diante deste sentido, ele destaca que o ano de 2016 foi marcado por escuridão, pois foram tantos atos de injustiça, desonestidade, corrupção, prisões, na economia o pais está praticamente falido, na política faltaram atitudes, enfim, foi um ano negativo. “E para o Natal não podemos deixar que seja uma data vazia, pensando sempre no presente, que é o próprio Cristo”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por