POLÍTICA

Agentes da corporação começam a usar armas de fogo no início de 2016

GMs devem começar a utilizar armas de fogo até o fim do primeiro semestre de 2016. A informação é do secretário Wellington Cardoso

Gisele Barcelos
Publicado em 31/10/2015 às 07:53Atualizado em 16/12/2022 às 21:31
Compartilhar

Guardas municipais devem começar a utilizar armas de fogo até o fim do primeiro semestre de 2016. A informação é do secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso. O uso do armamento letal já foi regulamentado por meio de decreto publicado em junho deste ano no Porta-Voz.

O titular da pasta explica que já foi dado o pontapé para a celebração do convênio com a Polícia Federal. A assinatura do termo é necessária para dar seguimento ao processo para a contratação da empresa que fará o treinamento e avaliação psicológica dos guardas. Paralelo ao trabalho de preparação do efetivo, Cardoso salienta que será solicitada a autorização do Exército para a compra do armamento. De acordo com o secretário, se não surgirem obstáculos para cumprimento de todas as etapas e atrasos nas licitações, a previsão é concluir todo o processo e colocar os guardas nas ruas com armas de fogo até junho de 2016.

O porte de arma de fogo aos guardas municipais foi assegurado em legislação sancionada em agosto do ano passado, que concedeu poder de polícia à corporação. Com isso, além da proteção do patrimônio público, também foi permitido atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos, na proteção de autoridades e em ações conjuntas com os demais órgãos de Defesa Civil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por