POLÍTICA

Concurso da Guarda Municipal deve abrir pelo menos 100 vagas

Prefeitura retoma estudo para a abertura de concurso público para recompor efetivo da Guarda Municipal. A proposta foi cogitada no ano passado, mas não se concretizou

Gisele Barcelos
Publicado em 31/10/2015 às 08:39Atualizado em 16/12/2022 às 21:32
Compartilhar

Foto/Divulgação/PMU

Atualmente a Guarda Municipal de Uberaba conta com apenas 93 integrantes e há necessidade de ampliação

Prefeitura retoma estudo para a abertura de concurso público para recompor efetivo da Guarda Municipal. A proposta foi cogitada no ano passado, mas não se concretizou. Agora o assunto voltou à pauta devido à redução contínua no número de guardas. A corporação conta hoje com apenas 93 GMs.

O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, explica que está sendo analisado o lançamento de concurso com 100 vagas para a Guarda. No entanto, ele ressalta que o projeto está em estudo e ainda não foi acertado cronograma para o início do processo de recrutamento. “Temos a necessidade de reforçar o efetivo porque estamos com problemas de Segurança Pública, mas o concurso ainda é uma proposta e não tem data definida”, acrescenta.

Em entrevista à Rádio JM esta semana, o prefeito Paulo Piau (PMDB) foi cobrado sobre a defasagem no efetivo da GM e a demora para contratação de novos agentes. Ele argumentou que a Segurança Pública não é responsabilidade da Prefeitura, mas sim do Estado e da União. Entretanto, ele confirmou que o quadro da corporação deverá ser reforçado para dar suporte à população.

Piau também ponderou que o município acaba prejudicando o investimento em outros segmentos para cobrir um serviço de competência das instâncias superiores de governo. “Temos que gastar com saúde, esporte, lazer, cultura, educação. Se temos que tirar desses serviços para aplicar em Segurança Pública, que é responsabilidade do governo de Minas e da União, é uma inversão”, acrescenta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por