ARTICULISTAS

O melhor presente? Presença

O Dia das Crianças está chegando e é sabido que é um dia muito esperado

Larissa Alves Correa
Publicado em 25/09/2018 às 20:51Atualizado em 17/12/2022 às 13:50
Compartilhar

O Dia das Crianças está chegando e é sabido que é um dia muito esperado pelos pequenos. É muito bom poder resgatar um pouco da nossa infância e reviver alguns momentos com eles ao nosso lado. É bom demais poder abraçar, beijar, presentear e se divertir com os pequenos.

Alguns deles já fazem uma lista de presentes que querem ganhar, e os pais tentam ir negociando com eles até que chegue a tão sonhada data comercial. É satisfatório para quem tem filhos vê-los felizes por ganhar um brinquedo que queriam há meses. Mas não podemos jamais tentar substituir a nossa ausência, dando-lhes tudo o que nos pedem.

Não podemos substituir o tempo que não disponibilizamos a eles. Não podemos tapar um buraco que nossa ausência causa “comprando” o afeto dessas crianças com presentes.

Então, nesse Dia das Crianças, se for importante para você, dê o que o seu filho tanto quer. Mas tente viver um dia diferente. Escolha algumas frutas e vá a algum parque, façam um piquenique. Sintam a natureza, leve seu filho a um bosque, zoo ou a algum lugar em que ele possa conhecer novos bichos, novas flores e plantas. Escolha um dia para ter um tempo de qualidade com seu filho.

Conte a ele quais eram suas brincadeiras favoritas quando criança. Fale com ele sobre os seus sonhos na infância, seus medos. Não tenha medo de desnudar a alma para o seu pequeno. Ele precisa sentir que ele é como você foi, e que está tudo bem. Não há nada de errado em temer alguns insetos, não há nada de errado em chorar na frente dos colegas.

Preocupamo-nos tanto com a roupa mais bonita, com o tablet mais caro e encher nossos filhos de brinquedos (que, na maioria das vezes, não brincam mais que duas vezes). E acabamos nos esquecendo de ensiná-los a serem sensíveis. Nesse dia doze de outubro, faça diferente. Leve seus filhos para dar boas risadas e fazer grandes descobertas. Brinquem de cientistas, de médicos, ou de astronautas. Brinquem do que não tem preço, mas que deixará histórias a serem contadas futuramente.

Eles precisam aprender sobre isso urgentemente. Não nos esqueçamos que eles estão crescendo sob as nossas orientações. Somos espelho. Somos feito eco. E essa responsabilidade é apenas nossa. Deixem que eles se sujem, se lambuzem e que abusem dos doces. Lembremo-nos que seremos pais a vida inteira, enquanto eles serão crianças apenas uma vez.

(*) Estudante

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por