GERAL

Minas Gerais registra maior número de mortes violentas nos últimos 10 anos, segundo cartórios

Publicado em 06/07/2021 às 15:13Atualizado em 19/12/2022 às 03:10
Compartilhar

Entre janeiro e o último dia 4, Minas Gerais registrou o maior número de mortes por causas violentas da última década, segundo dados dos cartórios do Estado repassados à Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Conforme o levantamento, foram registradas 6.408 mortes violentas em Minas no primeiro semestre de 2021, contra 4.220 no mesmo período do ano passado, alta de 51,4%.

Em 2021, ainda faltando seis meses para o fim do ano, o número de falecimentos por crimes violentos em Minas já se aproxima do total registrado em 2020, quando 7.897 óbitos foram registrados nos cartórios. Posteriormente, o maior índice registrado, a partir de 2011, foi em 2014, quando pouco mais de 6.200 pessoas morreram no Estado por causas violentas. No ano seguinte, houve uma queda de 15%.

De acordo com a Arpen, mortes por causas violentas são neste ano o quinto motivo mais frequente dos óbitos no Estado, atrás apenas da Covid-19 (33,8 mil), causas naturais (25,5 mil), sepse (7.400) e pneumonia (7.000). Segundo a diretora da associação, Andreia Gagliardi, as mortes violentas são definidas por uma portaria do Ministério da Saúde e incluem aquelas decorrentes de causas não naturais.

Relação com a pandemia

O coordenador do Centro de Estudos de Segurança Pública da PUC-Minas, Luís Flávio Sapori, afirma que a situação retratada pelos cartórios é uma surpresa. Para o especialista, parte desse aumento nas mortes violentas pode ter relação com a retomada das atividades econômicas e sociais em meio à pandemia. Porém, Sapori não acredita que o desemprego e a crise econômica provocada pela pandemia tenham impactado no número de óbitos.

O pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, Frederico Marinho, também se diz surpreendido com a alta, mas ressalta que as estatísticas oficiais apontam para queda de crimes violentos em Minas nos últimos anos. Ainda segundo Frederico, é preciso identificar se é um problema de segurança pública, saúde ou políticas no trânsito.

Crimes violentos registram queda no Estado 

Conforme os registros oficiais de criminalidade violenta do Estado, Minas Gerais apresentou queda de 26,7% na comparação de janeiro a maio de 2021 com o mesmo período de 2020.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Arpen utiliza outra metodologia para contabilizar e registrar estes óbitos. Esta tecnologia tem como fonte, dados registrados em cartórios e que são compilados no Sistema de Informações de Mortalidade do DataSUS, que é baseado no preenchimento de mortes em hospitais, por profissionais de saúde. 

Os números da Arpen incluem, por exemplo, dados que não são de crimes violentos, como acidentes de trânsito e afogamento. Esta base de dados não pode ser comparada à base de dados da secretaria, pois são bases completamente distintas.

*Com informações de O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por