ARTICULISTAS

Telemedicina é Tecnologia

É inegável que a chegada da internet mudou nossas vidas e com as mídias sociais não foi diferente

Elaine Alcântara
Publicado em 11/01/2019 às 20:51Atualizado em 17/12/2022 às 17:13
Compartilhar

É inegável que a chegada da internet mudou nossas vidas e com as mídias sociais não foi diferente. As transformações pelas quais estamos passando são tão rápidas que é difícil acompanhá-las. A cada dia surgem novas formas de ver o mundo e novas formas de se conectar com ele. E o impacto disso na vida do ser humano é inegável. 

A tecnologia tem o papel primordial de apoiar e auxiliar o homem em suas atividades diárias, nos seus desafios. Ajudar a solucionar problemas, encontrar caminhos mais simples, mais velozes, mais efetivos. Com a tecnologia e a Telemedicina as coisas não são diferentes. A Telemedicina nasceu em função do avanço dos processos tecnológicos, pela infinita vontade do homem em buscar o novo, em desbravar novos horizontes, em sua busca contínua pela evolução de métodos e processos.

Com a Telemedicina é possível antecipar diagnósticos, ampliar o atendimento médico, bem como a interação de profissionais em diferentes pontos para salvar vidas. A Telemedicina é, certamente, um dos ramos mais interessantes e promissores da tecnologia. Com ela é possível oferecer diagnóstico seguro e de qualidade para regiões que não dispõem de grande infraestrutura médico-hospitalar. Chega com facilidade para pacientes que têm dificuldade de locomoção e é financeiramente viável porque seus custos são acessíveis.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil a situação não é diferente, visto que as doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de mortalidade.

A Telemedicina é forte aliada no desafio de mudar esta realidade porque possibilita o diagnóstico precoce e o rápido tratamento nos casos de infarto agudo do miocárdio.

Com a Telemedicina é possível ganhar tempo. Um tempo fundamental e muito valioso que pode ser definitivo para salvar a vida do paciente. Telemedicina é tecnologia que salva vidas! 

(*) Diretora-geral da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da Telemedicina

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por