ARTICULISTAS

Um Passeio Erudito

Por onde começar? Tudo foi organizado com uma pitada de história e bom gosto

Ani e Iná
Publicado em 29/06/2019 às 10:42Atualizado em 17/12/2022 às 22:05
Compartilhar

"O mundo das letras desembarca em Araxá" 

Por onde começar? Tudo foi organizado com uma pitada de história e bom gosto. A área gourmet com uma variedade de drinks, Empório Gin, bebidas sofisticadas misturavam-se com doces da Joaninha,"a doce doceira de Araxá",  Tokay Sushi, muito concorrido, batata rústica com cheddar, inovação e criatividade, caldo da casa, Santiago Bistrô, acarajés, bolinhos de arroz, tudo feito com aquela tradição acolhedora de Araxá - verdadeira capital da cultura.  

Embalados pela programação musical, gente bonita, conversas, debates, sessões de autógrafos, leituras,  Zuenir Ventura,  Ignácio de Loyola Brandão, Thiago Lacerda e muitos outros ali estavam na bela cidade de Dona Beja. 

O Fliaraxá de 2019 teve como tema "Literatura, Leitura, Imaginação". Homenageou-se o escritor Machado de Assis, primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, pelos seus 180 anos. 

Uberaba brilhou na mesa do salão "Ouro Preto", através do presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Dr. João Eurípedes Sabino, com a apresentação de três escritores: Arahilda Gomes, Dr. Paulo Silveira, Vera Dias, que fizeram uma breve apresentação de seus livros e responderam a perguntas da seleta plateia, que muito enriqueceram o Encontro. Finalizando, tivemos a participação de nosso artista maior, Milo Sabino, que fez a leitura de textos da obra de Machado de Assis com a sutileza que lhe é peculiar, tendo como cenário lustres de cristais e a beleza de uma exuberante e grandiosa arquitetura. 

Nosso estimado acadêmico Renato Muniz B. Carvalho lançou na livraria Nobel, muito bem instalada, o seu mais recente livro "Beijar na boca não pode”. Sucesso! 

Queremos registrar a presença da acadêmica e poetisa Vilma Duarte Cunha no salão "Ouro Preto", que apresentou seu mais recente livro de poesias “Aquarela  Andravias" com ilustração de Elton Caetano,  em uma completa harmonia e simbiose... Vilma é poesia, graça e beleza.

Fomos recebidos com a alegria peculiar da presidente da Academia Araxaense de Letras, Cátia Lemos, grande anfitriã.

Em nosso texto, não objetivamos apenas mostrar um passeio num cenário exótico – uma natureza esplendorosa, o Tauã Grande Hotel Termas de Araxá, ou ainda pessoas reunidas para celebrar o amor pelos livros, pela vida –, mas principalmente enaltecer a fascinante história de Dona Beja, protagonista que se perpetua através dos tempos, considerada a grande inspiradora desse evento de amor às artes, em especial à arte literária, uma vez que a sua história de vida tornou-se uma renomada obra literária, sendo transformada em telenovela e filme, despertando o interesse até os dias atuais, além de destacar a cidade de Araxá no cenário nacional e até mesmo mundial.

Assim como Dona Beja, o Fliaraxá nos fascinou, e muito! 

Dois beijos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por