ARTICULISTAS

Festa de Cultura

O Festival Literário de Araxá, na área externa do legendário e famoso Tauá Grande Hotel...

Ani e Iná
Publicado em 25/11/2017 às 20:29Atualizado em 16/12/2022 às 08:48
Compartilhar

O Festival Literário de Araxá, na área externa do legendário e famoso Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, foi talvez o mais fascinante na terra de Dona Beja.

O patrono foi o português José Saramago (in memoriam), Prêmio Nobel de Literatura em 1998. O seu livro “O lagarto” se destaca no projeto inédito denominado “Saramago Criança”.

Atores como Pedro Cardoso (eterno Agostinho Carrara, de “A grande família”) lançando seu primeiro livro, “O livro dos títulos”; ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão; Bruna Lombardi, com sua beleza e poesia; além de nomes consagrados da literatura como o jornalista e escritor Zuenir Ventura, imortal da ABL; o carismático curador do Festival Afonso Borges; a Academia Araxaense de Letras (apreciado momento) e muitos literatos.

Homenagens foram feitas à escritora e ilustradora Ângela Lago. Um sarau lembrou a artista mineira, falecida no mês passado. Salões luxuosos, lustres de cristais com um toque moderno nas salas, café literário, sala Minas Gerais, sala Esmeralda, sala Ouro Preto nos transportavam para um mundo de magia, sonhos e fascinação.

O Fliaraxá 2017 reuniu 80 autores brasileiros e intelectuais convidados, além de importantes escritores lusófonos.

Presentes e homenageados, o escritor moçambicano Mia Couto, ao lado do curador do festival e considerado o maior cordelista e xilogravurista do Brasil, o pernambucano Afonso Borges, e do presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antônio Torelli. Outro destaque foi o “Diálogo em Espiral” - desconstrói o velho modelo de debates e mesas, e o público interage com os autores com mais dinamismo.

Alguns autores subiram ao palco antes de lançar os livros, como Fernanda Takai, com seu segundo livro “O cabelo de menina”. Sucesso em vendas.

Livros atraentes e de grande notoriedade de Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza.

Destaque para a cicerone deste magnífico evento, a poetisa acadêmica araxaense e triangulina Vilma Cunha, acadêmico araxaense e triangulino José Otávio Lemos e o escritor mirim Pedro Otávio Lemos. O escritor uberabense Tiago de Melo Andrade apresentou seus livros, publicados pela Editora Melhoramentos, cujo estande foi supervisitado, sendo indicado como um dos melhores escritores de literatura infantil por um público colhido nos mais diversos cantos do continente.

Impressionou a área externa, com o grande espaço para os grandes hits da banda e barracas gourmet, não deixando o evento perder a identidade. Em meio a tudo isso, numa localização privilegiada, que também soma pontos ao Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, uma área recheada de verdes, muitas espécies de flores, pássaros, um glamour e sofisticação que fazem uma figuração espetacular.

Atraiu a atenção na área externa o marcante cenário gastronômico, encontro entre aromas e sabores de pratos internacionais, quitutes e delícias regionais com as melhores cervejas artesanais mineiras.

A festividade cultural ofereceu aos visitantes diversidade de temas. Mostrou que quem compõe música, textos literários e poesia interage com todas as outras artes, como dança, moda, decoração, designer, usadas como motivação na obra de criação.

O 6º Festival de Araxá foi focado no tema: Língua, Leitura e Utopia. Podemos afirmar que, nesse clima de encantamento repleto de amor, sensibilidade e diversidade, Araxá se torna um ícone de referência internacional de Cultura.

Dois Beijos...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por