ARTICULISTAS

4º Batalhão da Polícia Militar – 70 anos no Fabrício!

A PMMG, através dos séculos, tem sido uma das corporações que mais têm orgulhado...

Hely Araújo Silveira
Publicado em 14/07/2017 às 20:15Atualizado em 16/12/2022 às 12:01
Compartilhar

A PMMG, através dos séculos, tem sido uma das corporações que mais têm orgulhado o povo mineiro. Uberaba, Diamantina e Juiz de Fora foram as três cidades do interior primeiro a receberem Batalhões da PM. Uma tropa anterior ao Batalhão atual instalou-se na cidade no período 1890-1903. Após uma luta da sociedade com empenho notório do Jornal Lavoura e Comércio (criou uma coluna chamada “Sem Polícia!) veio para a cidade o 4º BPM atual, aqui se instalando em 25 de novembro de 1909.

As obras do atual quartel, iniciadas em 1936, foram entregues em 11 de julho de 1947. Três dias após, em 14 DE JULHO DE 1947, o engenheiro chefe das obras, Tomas Bawden, e o Prefeito de Uberaba, Dr. João Carlos Belo Lisboa, entregaram o prédio à PM e neste dia aconteceu a mudança do Senai para a nova sede. Convidaram-se todas as autoridades da cidade, o arcebispo D. Alexandre Gonçalves do Amaral, o diretor do Colégio Diocesano, o povo em geral para assistirem à inauguração da nova Unidade da PM. Às 7 HORAS DO DIA 14 teve início a solenidade com as despedidas do bairro S. Benedito. Em nome do bairro falou o Dr. Homero Vieira de Freitas, que disse da tristeza do bairro, mas da alegria da cidade, pois ao Batalhão seriam aumentadas as responsabilidades e melhoria de instalações. O discurso era longo e cheio de emoção. Também falaram o Ten. Pedro Rocha, Delegado Especial da cidade, e o Prefeito. Ao som da Banda desfilaram os PMs, o Tiro de Guerra 59 e a Guarda Noturna, do Senai ao novo quartel. Espoucaram-se fogos na chegada do desfile onde ocorreram hasteamento da Bandeira, palavras pelo representante do bairro, Prof. Alceu Novais, Sargento Teófilo Lamounier, Alfredo Moreira, Superintendente da Guarda Noturna, o Comandante do Batalhão e o Prefeito. Foi um dia inesquecível para Uberaba e o Fabrício.

Como ex-Comandante do 4º BPM, onde frequento desde criança, onde serviu meu pai, Capitão João Araújo, por 30 anos, onde serviu meu irmão Ten. Cel. Marco Polo por 30 anos e onde foi Comandante meu filho, Cel. Sidney Miguel de Almeida Araújo - no centenário do Batalhão -, deixo esta homenagem da família a esta instituição centenária e grandiosa que é o 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede nesta querida Uberaba. Aos companheiros Cap. Gilberto, Cap. Bracarense, Ten. Paulo Constâncio, Sgt. Onofre, Sgt. Niraldo, Cb. Laércio, Sd. Moacir Alves e Sd. Roberto Santos, equipe que tornou realidade o livro MEMÓRIAS DO 4º BPM, que editamos como comandante e de onde retiramos os dados acima, ao ex-Prefeito Hugo Rodrigues e à equipe da Professora Maria A. Manzan – ex-diretora do Arquivo Público –, ao Sec. Educação, Prof. João Batista, ao incansável pesquisador Prof. Coutinho, colabores insubstituíveis na confecção do livro, ao prestativo amigo João Eurípedes Sabino – patriota emérito –, nosso muito obrigado.

(*) Cel. PMQOR

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por