ARTICULISTAS

Reminiscências acerca de um livro perdido

Tenho profunda admiração pela pessoa que foi o escritor Mário Palmério...

Ivan De La Roque
Publicado em 08/08/2016 às 09:00Atualizado em 16/12/2022 às 17:49
Compartilhar

Tenho profunda admiração pela pessoa que foi o escritor Mário Palmério. Sempre o admirei, bem como acompanhei, também com admiração, muitos fatos ocorridos na nossa Academia Brasileira de Letras. A ABL, do Brasil e do Rio de Janeiro, a famosa Academia, cuja sede nos foi doada pela França, um presente lindo, réplica perfeita do “Petit Trianon” do Palácio de Versailles.

Depois que aprendi a ler, ao andar de carro pelas ruas do Rio de Janeiro, meu avô materno testava minha capacidade e minha velocidade de leitura me mandando ler letreiros fixos em prédios. Certa ocasião, ao passarmos em frente à Academia, li o que estava escrito na fachada do belíssimo prédio, o que foi motivo de gargalhada para ele. Não sei bem por que, resolvi colocar um acento agudo sobre o “e”, e li “Acadêmia Brasileira de Letras”.

Já adulto, fiquei muito feliz quando meu tio Américo Jacobina Lacombe entrou para a nobre casa. Foi um grande jurista, historiador, presidente da “Casa de Ruy Barbosa” durante muitos anos, autor de vários livros. Mas o livro que mais admirei não foi escrito por ele, mas sim por Mário Palmério. Eu ficava irritado quando saía para trabalhar e tinha que abandonar a leitura de “O Chapadão do Bugre”. Miguel, meu irmão, e uma grande amiga, Maria Júlia Temer Goldwasser, curtiam mais o “Vila dos Confins”.

Quando fui convidado, na segunda gestão do prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, para assumir a Secretaria do Planejamento, pedi ao meu amigão, Germano Gultzgoff, o russo, que me levasse à casa de Palmério. Disse-lhe que eu era sobrinho de Américo, colega de Academia do escritor. Batemos longo papo e ele acabou me dedicando um “Chapadão” e um “Vila” para a Maria Júlia.

Depois de meu desentendimento com Hugo, que evidentemente gerou um chute em minha traseira, entrei para a Uniube, onde dei aulas de paisagismo e de planejamento urbano no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Algum tempo depois, fui patrono das primeiras turmas de formandos nos anos em que lá estive. Numa festa de formatura, em que o governador de Minas Gerais foi o paraninfo, fiquei perto de Palmério, na mesa do reitor, dos paraninfos, patronos e homenageados, colocada à frente do palco no Cine Metrópole, local da solenidade. O professor tinha convidado um conjunto musical para, durante a cerimônia, tocar suas guarânias, e eu, com meu espírito jocoso, após a execução de uma delas, bati-lhe nas costas e lhe disse: “Professor, de quem é essa ‘modinha’?” Ao que ele me respondeu, evidentemente um pouco “rempli de soi-même”, batendo com a mão no peit “Do papai aqui!”.

Tive muita pena quando alguém levou furtivamente o meu “Chapadão”, mas eu gostava, acima de tudo, da figura do professor Mário Palmério.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por