ARTICULISTAS

Alimentos gravídicos: tutela jurídica a quem não se vê, proteção integral a quem se sente

No fim de 2008 entrou em vigor no Brasil a lei que passou a regulamentar a pensão alimentícia a ser paga à gestante...

Fábio Pinti Carboni
Publicado em 04/06/2018 às 10:38Atualizado em 17/12/2022 às 10:15
Compartilhar

No fim de 2008 entrou em vigor no Brasil a lei que passou a regulamentar a pensão alimentícia a ser paga à gestante, denominada de alimentos gravídicos.

Dos doze artigos que integravam o projeto de lei, seis foram vetados, o que demonstra a inquietude legislativa e jurídica com relação ao assunto.

De lá para cá quase uma década se passou e o assunto ainda rende debates e controvérsias.

Sabe-se que a gestação atrai maiores gastos e cuidados, mesmo quando planejada, importando em aumento de despesas e demandando colaboração do (ex)parceiro, ainda que o relacionamento já tenha se findado.

O legislador, sensível a tal situação e visando efetivar os superiores interesses de quem ainda nem nasceu – mas cuja proteção já se garante no ordenamento – positivou e instituiu expressamente os alimentos gravídicos.

Em primeiro lugar, como decorre da própria nomenclatura do instituto, tal obrigação pode ser exigida durante a gestação – da concepção ao parto, haja vista que o objetivo é amparar o período de maiores despesas, especialmente com alimentação, exames, medicamentos, acompanhamento médico e até mesmo enxoval, entre outras.

Neste caso, a lei exige que o juiz, ao fixar o valor do encargo alimentar, apure as necessidades da gestante, bem como as suas condições financeiras e as do (suposto) pai, chegando a um patamar proporcional aos recursos de ambos. Parece fácil? Na teoria sim, mas na prática é um dos pontos de grande controvérsia...

Em segundo lugar, cabe verificar a pessoa a quem a lei atribui a obrigação de pagar os alimentos gravídicos. Quando a gravidez resulta de casamento ou de união estável documentada/registrada, a constatação da figura paterna não demanda, em tese, maiores complexidades.

A questão, todavia, pode ensejar dificuldades quando a gravidez resulta de relacionamento informal ou até mesmo passageiro ou fugaz. Como se comprovar a paternidade?

Preocupada com isso, a lei exige que a gestante traga apenas indícios de paternidade, e não a sua comprovação efetiva, pois poderia prolongar o trâmite processual e comprometer a efetividade na proteção do nascituro, já que, como dito, os alimentos gravídicos compreendem tão somente o período da concepção ao parto.

Ocorre, porém, que tal flexibilidade pode trazer insegurança, e até abusos. Será razoável exigir que a gestante traga apenas indícios de paternidade? Frágil, não?

Em uma ponderação de prioridades, parece-me que o legislador optou por facilitar e assegurar a proteção dos direitos do nascituro (sim, ele possui direitos, mesmo antes de nascer!), em detrimento da comprovação contundente do vínculo paterno/parental.

Todavia, e se a gestante imputar a paternidade a quem não seja o pai?

A referida lei não regulou expressamente tal situação por conta de veto presidencial, devendo o juiz, em cada caso, verificar se houve má-fé da gestante e, se assim for, analisar a possibilidade de restituição da quantia recebida ou lhe impor o pagamento de indenização, haja vista que o ordenamento jurídico não tolera e nem admite a má-fé e o abuso de direito, devendo tais práticas ser rechaçadas. Para alguns pode-se cogitar também de dano moral.

Outras lacunas legislativas se extraem da lei, como é o caso da “barriga de aluguel” (juridicamente denominada de útero por substituição), não tendo regulamentado se o pedido deve ser feito pela gestante ou pela genitora biológica.

E, por fim, estabelece a lei que, nascendo com vida, os alimentos gravídicos se transformam automaticamente em pensão alimentícia ao filho, ainda que, repita-se, não haja prova formal do vínculo paterno/parental.

Não obstante as imperfeições legislativas, certo é que não se pode desamparar o feto em desenvolvimento, consagrando dignidade e inegável valor à vida intrauterina, priorizando uma gestação saudável.

Que assim seja!

Fábio Pinti Carboni

Professor universitário. Advogado. Associado do IBDFAM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por