ARTICULISTAS

Irmã Terezinha Prado, educadora missionária

Celebrar a vida é dom, graça e louvor. Para muitos, momentos de festa...

Maria de Lourdes Leal dos Santos
Publicado em 06/02/2018 às 21:03Atualizado em 16/12/2022 às 06:35
Compartilhar

Celebrar a vida é dom, graça e louvor. Para muitos, momentos de festa, de olhar o passado e agradecer. Para outros, sinais de esperança, vislumbrar o futuro. Propor novas aventuras com os pés fincados na realidade atual. Assim, vejo a nossa querida Ir. Terezinha Prado de Azevedo, digo nossa, porque foi durante anos, Orientadora Educacional no CNSD, na década de 70. Quem não se lembra dos encontros na Capela, os diálogos em particular, para orientar a opção vocacional ou mesmo quando as notas não estavam de acordo com o potencial das “meninas”? Com atitudes de acolhimento sinalizava o caminho a seguir. Sua trajetória como religiosa dominicana consagrada à missão é sinal de comprometimento.  Com simplicidade, sempre disponível a servir o outro, com entrega sem reservas, colaborando na construção de uma sociedade mais humana e sustentável. Desde os anos 80, atua nas Comunidades Eclesiais de Base testemunhando a fé e a resiliência que se fazem com a participação democrática e o anúncio do Evangelho que liberta. Como dominicana faz valer o Veritas (Verdade) presente no cotidiano do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro – CEIMC- idealizado por ela e Ir. Anita, amigas inseparáveis. Ambas marcaram e marcam presença em diferentes pastorais e movimentos sociais na Paróquia de São José, desde sua fundação com o Padre Eddie Bernardes. Atualmente, o CEIMC é referência entre as instituições públicas de Educação Infantil pelos investimentos, apoio e presença das Irmãs Dominicanas da Província de Monteils que acreditam na educação libertadora. No dia 2 de fevereiro deste ano, Ir. Terezinha celebrou 70 anos de consagração à Vida Religiosa. Sempre atuante, com humildade e garra, na Paróquia e no CEIMC nos revela uma vitalidade que nos impressiona. 

A equipe do CEIMC manifestou neste dia, o reconhecimento e respeito que as comunidades escolar e paroquial sentem por esta educadora missionária dominicana: “[...] Damos graças pela sua escolha, graças pelas teimosias, resistências, perseverança, confiança, medos, desafios, pelo SIM e o NÃO diários, que ajudaram a trilhar os caminhos do Projeto do Reino e nos conceder a graça de podermos estar aqui hoje comemorando e agradecendo este “Pedacinho do Céu” que foi construído com todo esforço e dedicação em prol do acolhimento às nossas crianças.

Irmã Terezinha, exemplo de mulher guerreira e concretizadora de sonhos. A senhora plantou a sementinha e hoje que lindo estes frutos! Plantio sólido e que até hoje nos traz tantas alegrias”. Parabéns, Ir. Terezinha Prado, testemunho vivo de amor ao próximo!!!

                                                                                    Maria de Lourdes Leal dos Santos

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por