ARTICULISTAS

Mente desocupada...

Não consegui digerir o conteúdo expresso na face deste Diário: Uberaba perde 21 das 22 escolas

João Eurípedes Sabino
Publicado em 18/04/2019 às 19:25Atualizado em 17/12/2022 às 20:04
Compartilhar

Não consegui digerir o conteúdo expresso na face deste Diári “Uberaba perde 21 das 22 escolas de Educação em Tempo Integral” (16/04/2019). Suspende-se um programa de extremo alcance como se suprimisse um artigo supérfluo. O que é isso, Governador!   

Educação em Tempo Integral equivale à tutela temporária das crianças por seus educadores. Resido em frente a uma escola onde os pequenos, sob sol ou chuva, são entregues por seus pais às 7h e só ao final da tarde são levados para casa. Os benefícios são vários e o melhor deles é o aprendizado, decorrente da boa alimentação e da socialização das crianças.

Via de regra, as escolas públicas são frequentadas por crianças, cujos pais possuem menor poder aquisitivo, daí a importância do Tempo Integral. Fica entendido que se o governo educa e alimenta bem suas crianças, terá no futuro homens de mentes descortinadas e ideias sadias. 

O pior é saber que para cada metro quadrado desativado numa escola, certamente que poderemos ter um delinquente a mais.  “Especialistas em futuro” hoje aplaudem essa infeliz decisão oficial. E não estarão láaaaa adiante para ver o saldo dessa malfadada nota fora. O que se economiza no supermercado é gasto na farmácia. Ou seja; economizar com escola equivale a contrair uma alta dívida, com data de vencimento, em aberto. Darci Ribeiro dizia que o resultado é a construção de presídios.

Não por acaso, a professora Débora Garofalo, recém-ganhadora do Prêmio Nobel da Educação, pontuou no programa Altas Horas de Serginho Groisman, no último sábad “O Brasil está em último lugar em termos de educação”. Agora sei por que quase 100% das Academias de Letras vivem de pires na mão como se fomentassem outras coisas e não a literatura.

Na República de San Marino, onde as escolas são em tempo integral, não há analfabetos, além de ser quase zero o índice de violência. As cadeias lá vivem praticamente vazias a ponto de um presidiário ser acometido de depressão devido à solidão que experimentava. Aqui, governos duvidam da salutar relação entre escola em tempo integral e a paz.

Parabéns, minha Uberaba! Você manterá 73 escolas municipais.

“Mente desocupada é oficina do diabo”, dizem. O desconhecimento desse fator pode ter avalizado a suspensão das 21 escolas estaduais em tempo integral. Com crianças desocupadas, pais dando duro, informações em tempo real em casa, etc., o que se pode esperar? 

Aí o belzebu monta a sua oficina...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por