ARTICULISTAS

Eterno referencial

Meus amigos estão partindo / E eu na “sofrência” pensando / Qualquer dia estarei indo / Querendo ou não estarei viajando

João Eurípedes Sabino
Publicado em 10/01/2019 às 20:17Atualizado em 17/12/2022 às 17:07
Compartilhar

Meus amigos estão partindo / E eu na “sofrência” pensando / Qualquer dia estarei indo / Querendo ou não estarei viajando.

As palavras aí de cima enviei a alguns amigos ao cientificá-los da partida do amigo Jésus da Cunha Tormin no último dia 08/01/2019. Envolvido pela comoção de ver o grande combatente repousar quase que subitamente, não me restou outra alternativa senão a de escrever o que me pediu o coração. Não era para menos, posto que perdi três amigos e duas amigas em um mês.

Recebi incontáveis respostas e dentre tantas, me permito transcrever algumas aqui, já que me valeram e poderão provocar extensas reflexões: “Deixe a barba de molho”. “Felizmente iremos conscientes do dever cumprido”. “Essa sua tristeza, ainda bem que extravasou na trova bastante realista”. “Esse é o final nosso e não tem jeito”. “Sua missão aqui ainda será longa...”. “E assim segue a vida”. “É a única certeza que temos”. “És jovem no modo que vives a vida”. “Verdade amigo. Deus tem o tempo certo para cada um de nós”. “Estamos no mesmo barco”. “A morte é apenas uma viagem”. “O dia da grande viagem é um botão on/off”. “Ainda vamos fazer muitas viagens juntos”. “Essa é a lei...”. “Terminada a missão aqui, começa a de lá”. “Não vamos pensar nisso não...”.

E continuam outros amigos manifestando sobre o meu epitáfi “Não pense, que é melhor”. “Sigamos com Deus rumo ao horizonte lá bem no infinito”. “Devemos viver o hoje como se fosse o último dia”. “Nós viajaremos, querido amigo”. “Essa é a única certeza que temos, meu amigo”. “A fila anda e ninguém fura”. “Viver o hoje bem vivido vale mais a pena”. “Enquanto tiver sonhos o corpo suporta muito bem”. “Estamos todos na fila”. “Precisamos de seus ensinamentos”. “Iremos todos...”. “Verdade. Tenho o mesmo sentimento”. “Compartilho o sentir”. “Amigos especiais são presentes de Deus”.

Os donos das frases mencionadas, aos quais sou imensamente grato, irão identificá-las, como o pai que reconhece a voz do filho estando ele entre mil crianças. Jamais imaginei que o falecimento do amigo Jésus da Cunha Tormin pudesse reverter a mim ensinamentos vindos de tantas pessoas em momento tão especial. Jésus era assim; tinha o poder de aglutinar pessoas. Usava frases diretas ou de efeito e, muitas vezes, de “efeito retardado”, para serem entendidas horas ou dias depois. Defendia sempre a verdade sem perder a ternura. Não sabia negar ajuda a ninguém.

Amigo Jésus. Por onde você passou, o seu assento jamais terá um substituto e, na confraria Roda de Fogo, será nosso eterno referencial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por