ARTICULISTAS

Isso não tem preço!

Eh... estamos no ocaso do ano de 2018, tendo pela frente só mais três dias

João Eurípedes Sabino
Publicado em 27/12/2018 às 20:36Atualizado em 17/12/2022 às 16:46
Compartilhar

Eh... estamos no ocaso do ano de 2018, tendo pela frente só mais três dias, os quais não posso garantir sequer a mim mesmo. 

Há algo muito interessante que a ciência, apesar dos seus avanços agressivos, não foi e nem é capaz de nos permitir voltar ao passado ou avançar um milímetro sobre a rota do futuro. Já quase septuagenário, não obstante ter visto muita coisa, jamais vi um ser vivente adentrar com absoluta segurança e convicção no passado ou no futuro. Muitos vi e vejo, “brincar” com a boa-fé alheia prometendo isso e aquilo, quando na verdade nem sobre si mesmos têm conhecimento.

Esperança no futuro, ah isso sim, podemos e devemos ter. De igual modo não podemos nos envergonhar do próprio passado, pois sem ele não estaríamos aqui e o amanhã não existiria. Estas linhas concebi indo buscar nos meus recônditos, pessoas cujas vidas devotaram ao bem servir e delas nada sei que as desabone. Com elas aprendi tanto e foram tantas que não me arrisco nomeá-las para evitar cometer injustiças. Elas sabem da minha intenção e torná-las públicas é desnecessário. Feliz 2019 a todas!

 Foi fácil para mim o ano de 2018? E o 2019 será mais ou menos difícil? São perguntas que me faço e deixo à apreciação dos meus favoráveis ou contrários, fiéis seguidores nesta página há mais de 20 anos.

Confesso que a tentação de falar em política é grande, mas vou poupar aos que irão eventualmente lançar seus olhos sobre estas letras. Quero hoje apenas provocar reflexões sobre o que fizemos em 2018 e desejamos fazer em 2019.

Sofremos? Perdemos? Fomos injustiçados? Vale a pena lembrar, porque toda experiência dolorosa sempre nos traz um ou vários ensinamentos.

 Realizamos? Vencemos? Tivemos saldos positivos? É bom recordar que os nossos reais êxitos traduzem a somatória de lutas e desvelos empreendidos durante todo o tempo. Podemos até sofrer sozinhos, mas vencer, não. Esse verbo ninguém conjuga sem que outros participem.

Onde este escriba estaria, não fosse esta página? Respondo a mim mesmo sem pretensões sentimentais: com minhas ideias incubadas, guardadas talvez, sem que o mundo as conhecesse. Isso não tem preço!     

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por