ARTICULISTAS

Extra! Homens também choram e nem todos traem

Você já viu a nova propaganda da Gilette? Se ainda não, pega seu celular, assista e depois volte aqui para ler

Julia Castello Goulart
Publicado em 04/02/2019 às 21:04Atualizado em 17/12/2022 às 17:54
Compartilhar

Você já viu a nova propaganda da Gilette? Se ainda não, pega seu celular, assista e depois volte aqui para ler. Diferente de muita coisa que passa em branco em discussões mais profundas, essa propaganda gerou bastante polêmica nas redes sociais. O número, que passa de milhares no Youtube, mostra que o vídeo foi muito assistido, mas também obteve muitos dislikes. 

Essa baixa “aprovação” pelas pessoas deixa explícita exatamente a crítica que a propaganda aborda. Eu sei que, a cada dia que passa, o “politicamente correto” ganha mais aversão das pessoas. No Brasil, talvez a explicação mais simples seja que, infelizmente, o politicamente correto foi ligado a um determinado partido ou, de forma mais abrangente, a uma ideologia. Então, hoje em dia, dependendo da roda de conversa que você está, meu amigo, deveria evitar dizer coisas como “politicamente correto” e “ideologia de gênero”.

A propaganda defende, sim, o politicamente correto, mas, mais do que isso, defende a liberdade do homem de não ter que se adequar a padrões machistas de comportamento e questioná-los, combatê-los. Para resumir, a propaganda mostra um menino sofrendo bullying, brigas entre meninos e entre homens mais velhos, homens apreciando e objetificando o corpo da mulher. Na segunda parte da propaganda, mostra homens evitando que essas situações, na minha opinião, cotidianas, mas lamentáveis, aconteçam. Homens que estão indo contra o famoso “isto é coisa de homem”, como se ter essas atitudes contra outros homens e mulheres, fossem aceitáveis. No final, mostra crianças. Meninos que veem as boas ações de bons exemplos masculinos e que vão ser homens melhores amanhã.

Eu achei a propaganda inovadora e emocionante. Mas ela incomodou muita gente. Uma das coisas é o politicamente correto. “Deixem os homens serem homens”, foi o comentário de muitos nas redes sociais. “Ah, essa geração do mi-mi-mi, que tudo é problematizado”, outros disseram. O segundo motivo que incomodou e que explica o porquê da propaganda ter sido tão inovadora e não ter nada de mi-mi-mi tem a ver com questionar exatamente os padrões que são impostos a nós, principalmente aos homens.

Homens não choram, homens têm que ser fortes, homens gostam de brigar, homens traem, homens não dançam e assim por diante. Homens, como as mulheres, são e deveriam ser livres para ser o que quiserem. Atitudes machistas para inflar o ego e a virilidade masculina devem, sim, ser questionadas. Já são pelas mulheres, através do movimento feminista. Está passando da hora dos homens questionarem e lutarem contra isso. A propaganda é inovadora por causa disso, depois de muito tempo, finalmente uma marca de produtos masculinos, decidiu finalmente dizer: sejam melhores do que isso. Infelizmente, ainda não estamos, ou melhor, muitos homens não estão preparados para isso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por