ARTICULISTAS

Exercitando a memória

Antes de transformar o Casarão da Dilma em Escola de Arte e Cultura, faço uma retrospectiva

João Ribeiro da Silva Filho
Publicado em 08/08/2015 às 20:46Atualizado em 16/12/2022 às 22:55
Compartilhar

Antes de transformar o “Casarão da Dilma” em Escola de Arte e Cultura, faço uma retrospectiva, chamando pela memória do senhor prefeito, vereadores e demais políticos.

Duas entidades foram criadas, em Uberaba, visando atender jovens e adultos em situação de risco social, resgatando sua cidadania e assegurando-lhes condições mais dignas para suas vidas:

1) Ceneg (Centro Nacional da Cidadania Negra) – Instalado em Uberaba para atender a comunidade negra, visando, entre outras, sua capacitação profissional. Contava com laboratório de Informática, sala de gravação, laboratório musical, auditório e outras dependências. NÃO EXISTE MAIS.

2) Feti (Fundação de Ensino Técnico Intensivo) – Criada há 40 anos, tinha como objetivo principal oferecer oportunidades de qualificação, promoção e inclusão de jovens e adultos usualmente excluídos do sistema de educação e formação profissional. Contava com salas de aulas e oficinas equipadas e oferecia mais de 15 modalidades de cursos, tais com Soldador, Serralheiro, Eletricista Instalador, Eletricista de Autos, Comandos Elétricos Industriais, Eletrônica, Telefonia, Corte e Costura Industrial, Olaria, Jardinagem, Informática, entre outros. Certificava mais de trezentos alunos por semestre.

Hoje, essas oficinas não existem mais. Os jovens já não têm onde buscar uma qualificação profissional. Estão abandonados nas praças e ruas de Uberaba, onde as drogas tomaram o lugar das oficinas.

Fica a pergunta: para que criar uma “Escola de Arte e Cultura”, se não conseguiram nem manter e preservar aquelas que já existiam e funcionavam? Vale aqui aquela máxima do grande orador Cícer ”A Memória diminui se não é exercitada”. Quem desconhece o passado corre o risco de errar novamente.

(*) 40 anos dedicados à Formação e Desenvolvimento profissional de jovens e adultos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por