ARTICULISTAS

Falando de Trabalho

Falando de trabalho, falando de crise, falando de desemprego, falando de mudanças, falando de trabalhar em casa...

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 09/01/2019 às 18:47Atualizado em 17/12/2022 às 17:04
Compartilhar

Falando de trabalho, falando de crise, falando de desemprego, falando de mudanças, falando de trabalhar em casa... 

Como seria trabalhar em casa?

Trabalhar em casa exige muito mais disciplina. Realizar seu trabalho sem chefes diretos, com as próprias regras, prioridades e... seria ótimo, não há dúvida. O que antes parecia utopia, hoje, graças ao avanço da tecnologia, pode se tornar realidade. Porém, para alcançar esse paraíso trabalhando em casa, é necessário ter o dobro de disciplina e organização. E, ainda, ter o propósito de executar um bom trabalho, desenvolver a carreira e continuar a projetar sua imagem profissional com toda a comodidade que lhe oferece o lar. E, ao tomar uma decisão como essa, urge preparar-se para adaptar seu espaço doméstico e traçar limites claros às pessoas que moram com você, e você conduzindo essa nova postura profissional. Como fazer?

É interessante organizar seu espaço próprio para trabalhar bem. Nada de usar um lugar improvisado, como uma sala de visitas. Torna-se necessário um cômodo preservado, com linha de telefone privada, e, se for em uma casa, organizar uma entrada independente.

É interessante recorrer à tecnologia e não economizar em equipamentos. O ideal é ter uma linha só para a internet e outra para o telefone, usar uma secretária eletrônica para recados, o que é mais seguro para não misturar mensagens profissionais com domésticas.

É interessante instruir as pessoas da casa em como agir no momento que chegar um cliente, com cuidados tais como onde levá-lo, o que oferecer e o que falar. Se morar sozinho, mais uma razão para seu espaço estar sempre em ordem.

É interessante marcar as reuniões em restaurantes e, se decidir que não irá abrir seu escritório às pessoas, então pensar em locais alternativos para reuniões, como bares de bons hotéis ou clubes.

É interessante programar um ritual matinal de café da manhã, ginástica, banho e vestir-se como se fosse sair para a rua. A aparência é importante e interfere até na entrada no clima de trabalho. Estar pronto para receber clientes e cumprir horários é de primordial importância.

É interessante reservar o cantinho do café, ter uma cafeteira, xícaras de louça, jarra com água e até um minifrigobar em seu espaço, o que evitará saídas ou ter alguém para servir clientes. 

É interessante manter uma agenda atualizada com serviços de motoboy, táxi especial e copiadora, tudo para ganhar tempo.

O seu sucesso, desenvolvimento e crescimento vão depender de você, de suas regras e disciplina. Existem ferramentas que medem crescimento e desenvolvimento econômico, mas nada é tão eficiente como medir o próprio desenvolvimento através do próprio crescimento e do desenvolvimento do próprio empreendimento. 

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por