ARTICULISTAS

Estatísticas interessantes

11 milhões de brasileiros têm depressão. O Brasil é o 5º país em depressão

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 21/11/2018 às 20:16Atualizado em 17/12/2022 às 15:43
Compartilhar

· 11 milhões de brasileiros têm depressão. O Brasil é o 5º país em depressão.

· Mulheres têm mais depressão que os homens. 2 mulheres para cada homem sofrem desse mal, devido aos hormônios femininos. 01 a cada 04 mulheres que tiveram depressão pós-parto vão voltar a ter depressão ao longo da vida.

· A cada 10 pessoas, 02 vão ter depressão em todo o mundo.

· 1 pessoa comum consegue ler 289 palavras em quase 1 minuto.

· 01 em cada 50 pessoas encontra o amor da sua vida durante um voo. Conforme pesquisa realizada pelo banco HSBC. 47% dos entrevistados iniciam uma conversa com um estranho sentado ao lado, e então começa o romance.

· Os países que produzem os melhores chocolates da terra sã Bélgica, Suíça, França, Estados Unidos e Espanha. Segundo a Organização Internacional do Trabalh as “piores formas de trabalho infantil” são as que podem prejudicar a saúde e a segurança dos menores de 18 anos, as que envolvem trabalho escravo, ou as que são consequência do tráfico humano. A colheita do cacau na Costa do Marfim e em Gana, os maiores produtores mundiais da matéria-prima do chocolate, explora menores tais como crianças escravas, enganadas por traficantes de pessoas, ou adolescentes que abandonaram a escola para ajudar a família na lavoura pesada, em contato intenso com agrotóxicos. O fato acontece há 15 anos, e mudanças já aconteceram graças à mobilização de entidades de combate ao tráfego infantil e iniciativas das próprias companhias de chocolate. Segundo pesquisa, 2,2 milhões de crianças estavam trabalhando em 2014 nas plantações de cacau da Costa do Marfim e de Gana – Desse total, 90% estão envolvidas em atividades perigosas, manipulando facões para abrir os frutos (37% das crianças têm ferimentos provocados pelo facão) carregando nos ombros ou sobre a cabeça sacos de mais de 10 kg cheios de sementes de cacau. Caminhando através do solo irregular das plantações, os menores têm contato direto e intenso com pesticidas, sob o sol da África. O Brasil já foi protagonista do comércio mundial de cacau. Nas primeiras décadas do século 20, o fruto do cacaueiro era o mais importante produto de exportação da Bahia, enriqueceu vários fazendeiros. Estes eram os novos-ricos da sociedade baiana, realidade da época retratada em diversos livros de Jorge Amado.  Ilhéus, no sul do Estado, sempre foi o centro dessa produção, onde o cultivo começou em 1820, por obra de investidores suíços e alemães. No início do século 20, foram introduzidas mudas do tipo forasteiro, uma variedade mais fácil de lidar, que deu grande impulso à atividade do cacau durando quase um século de grandes produções até que, em 1990, o sul da Bahia sofreu um golpe duríssimo, a ação da praga “vassoura de bruxa”, atingindo letalmente o cacaueiro. A praga gerou uma forte crise no setor, algo do qual o Brasil só vem se recuperando nos últimos tempos. O consumo de chocolate caiu recentemente: 4% de 2014 para 2015, o que a Associação Brasileira da Indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados associa à crise econômica. A Abicab afirma que o consumo per capita do brasileiro é de 2,5 kg.

· O cérebro alterna momentos de foco e distração 345 mil vezes por dia.

· 37 hectares é o tamanho total do fungo Armillaria gallica, encontrado nos EUA. Este fungo se alimenta de madeira podre e sua área subterrânea é equivalente a 30 Maracanãs e meio.  

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por