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Tapete Vermelho

Imagine que você entrou numa loja de variedades, destas de porte médio e que vendem de tudo

Fulvio Ferreira
Publicado em 14/05/2019 às 22:23Atualizado em 17/12/2022 às 20:44
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Imagine que você entrou numa loja de variedades, destas de porte médio e que vendem de tudo, de utilidades aos gêneros alimentícios, de presentes a bebidas. 

Agora, imagine que você deu uma volta pela loja e não viu o que queria. Aí, você volta à frente da loja e se dirige a um dos caixas, que já viu quando você entrou, e pergunta-lhe se tem determinado produto. Este funcionário apresenta a resposta e lhe diz: “segue reto, lá no fundo”.

Eu tenho certeza que este colaborador que deu essa resposta deve ter pensad “que pessoa burra ou cega!”. Eu também tenho certeza que o cliente deve ter ficado sentido com o atendimento. Custava alguém acompanhar o cliente até o local onde estava o produto?

Muitas vezes, nós perdemos a oportunidade de manifestar gentileza e de mostrar educação. No varejo não basta responder, é necessário ir além, atender às expectativas, surpreender o cliente. Isso faz toda a diferença! O cliente quer mais, o cliente exige mais e o cliente merece mais, afinal, ele está pagando. E mais, é ele quem está pagando os salários e toda a manutenção do estabelecimento.

Existe crise financeira? Sim, inquestionável. 

A circulação de dinheiro está limitada e com isso há menos movimento nas empresas? Sim. Tudo isso é verdadeiro, porém não deve ser desculpas para securas no atendimento e até grosserias. Muito ao contrário, quando há falta de clientes, aí sim é que o vendedor e o atendente devem ser muito mais dedicados e competentes.

Se você é empresário, treine, capacite e motive a sua equipe; mostre a ela que o cliente é o alvo de tudo e que ele é a parte mais importante dentro da empresa.

Se você é cliente, não deixe por menos: se foi mal atendido, reclame, e, se preciso, mude de empresa.

Afinal, quem está dentro do balcão deve estender o tapete vermelho e cabe ao cliente desfilar sobre esse tapete, com muitas compras e sorrisos.

Lembrem-se: cliente satisfeito compra mais e ainda indica a sua empresa para muita gente; mas o contrário também é verdadeiro! 

(*) Empresário, palestrante e especialista em Comércio Varejista

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